EventosEventosNotícias de Maricá

Maricá (RJ) recebe Congresso Nacional de Hidrogênio nesta segunda-feira (29/05)

A cidade de Maricá vai receber a 3ª edição do Congresso Brasileiro de Hidrogênio a partir desta segunda-feira, 29 de maio, na orla da Barra de Maricá, reunindo representantes de mais de 30 entidades brasileiras e internacionais, entre órgãos públicos, empresas e associações de diferentes países, como França, Espanha e Reino Unido. Com o tema “Transição Energética, Descarbonização e Reindustrialização com o uso do Hidrogênio”, o evento vai até quarta-feira (31/05) e é organizado pela Associação Brasileira do Hidrogênio, em parceria com a Prefeitura de Maricá. A iniciativa reforça o pioneirismo da cidade na adoção de políticas para o desenvolvimento de diversas cadeias de valor para o hidrogênio, em especial a sua comercialização e uso.

Parceria entre a Prefeitura de Maricá e a Coppe /Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o protótipo do ônibus movido a hidrogênio estará em exibição no evento. O estudo da tecnologia faz parte dos planos do município para descarbonizar totalmente a frota de coletivos da cidade até 2038. O investimento total é de R$ 11,5 milhões em três veículos sustentáveis, que estão sendo desenvolvidos pelo Laboratório de Hidrogênio da Coppe com diferentes combustíveis não poluentes: 100% elétrico, elétrico-etanol e híbrido elétrico-hidrogênio. Hoje, a cidade dispõe de uma frota com 115 ônibus com Tarifa Zero, operada pela Empresa Pública de Transporte (EPT) sem qualquer custo para a população, alugados de empresas privadas.

“Maricá é uma cidade que pensa e olha para o futuro, sendo pioneira na adoção de iniciativas para uso do hidrogênio em larga escala. É uma alegria enorme receber, aqui no município, empresas e especialistas comprometidos com a implementação dessa energia limpa tão importante para o desenvolvimento sustentável. Tudo isso terá impacto positivo enorme na vida das pessoas, não só aqui da nossa cidade, mas do país inteiro”, destacou o prefeito Fabiano Horta.

Uma feira com produtos, tecnologia e equipamentos de ponta relacionados ao uso do hidrogênio acontecerá simultaneamente ao congresso com exposição em estandes de mais de 30 empresas, além de diversos órgãos e instituições públicas e privadas. A feira, que será aberta à população, é uma oportunidade para ampliação do conhecimento em torno dos diversos tipos de usos do hidrogênio, além de ser um espaço para reuniões e trocas de informações com especialistas e com o público.

Maricá também terá um estande na feira para apresentar as ações que estão sendo realizadas pelo município para desenvolver a cadeia produtiva do hidrogênio, incluindo informações sobre os Vermelhinhos Sustentáveis e as legislações para fomento da energia limpa.

Política Municipal de Hidrogênio

Pensando na economia pós-royalties do petróleo, Maricá criou a Política Municipal do Uso do Hidrogênio com o objetivo de desenvolver tecnologias e produtos a partir do “combustível do futuro”. Para isso, vai oferecer incentivos fiscais a empresas e indústrias que se instalarem na cidade utilizando energia limpa.

“Sediar o 3° Congresso Brasileiro de Hidrogênio reafirma o protagonismo que Maricá conquistou nesse seguimento. A cidade trabalha no desenvolvimento de ônibus não poluentes, movidos a hidrogênio; temos uma lei municipal de fomento ao uso do hidrogênio e um plano de descarbonização da frota a partir desses ônibus que a própria Prefeitura desenvolve a tecnologia junto com a UFRJ. O município se coloca disposto a construir um novo ciclo de desenvolvimento verde e sustentável para o pós-petróleo”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Maricá, Igor Sardinha.

A política foi instituída pela lei 3.110 de 10 de março de 2022, com uma série de objetivos, entre eles aumentar a participação do hidrogênio na matriz energética do município, estimular o uso de em suas diversas aplicações, em especial, como fonte energética e para a produção de fertilizantes agrícolas, contribuir para a diminuição da emissão de gases de efeito estufa para o enfrentamento das mudanças climáticas, entre outras.

Hidrogênio, o combustível do futuro

A programação do 3º Congresso Brasileira de Hidrogênio começa na segunda-feira (29/05) com o primeiro dia dedicado ao tema “Transição Energética”, com painéis que vão abordar as políticas de governo e o polo de hidrogênio de Maricá, além da abertura oficial com exposição das empresas presentes. Na terça-feira (30/05), as conferências vão tratar sobre a “Descarbonização com Hidrogênio”, com painéis sobre o setor elétrico, estratégias para redução de emissões, armazenamento e transporte de hidrogênio. No encerramento do congresso, na quarta-feira (31/05), especialistas se reúnem para debater a “Reindustrialização com Hidrogênio”, com discussões sobre a regulação e as políticas indutivas à adoção da energia do hidrogênio.

“Os temas mostrarão o grande potencial brasileiro para a produção e utilização do hidrogênio e como isso impacta na transição energética, na descarbonização e na reindustrialização do nosso país. Teremos acesso a pesquisas científicas e resultados tecnológicos e empresariais nesse momento de abertura de um novo mercado no país para a energia do hidrogênio”, afirmou Paulo Emílio Valadão de Miranda, presidente da presidente da Associação Brasileira de Hidrogênio e chefe do Laboratório de Hidrogênio da Coppe/UFRJ.

Entre os convidados, o secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia, Thiago Barral; o engenheiro Katsuhiko Hirose, conhecido mundialmente por desenvolver o primeiro veículo híbrido (Prius) para emissões e economia de combustível no mundo; o pesquisador Laurent Antoni, da Comissão Francesa de Energias Alternativas e Energia Atômica (CEA); a cientista Isabelle Moretti, que lidera uma equipe dedicada ao hidrogênio natural na Universidade de Pau, na França, e trabalha em estudos de caso em países como Brasil, Austrália, Namíbia e Islândia, entre outros cientistas, especialistas, pesquisadores e autoridades.

Também participam empresas e associações internacionais, como a Parceria Internacional para Hidrogênio e Células de Combustível na Economia (França), Iberdrola (Espanha) e BP (Reino Unido), além das empresas Toyota, Hytron, Prumo e White Martins Entre órgãos públicos e universidades brasileiras, estarão representantes dos ministérios de Minas e Energia, Educação e Ciência e Tecnologia; governos do Ceará e de Pernambuco; universidades federais do Rio de Janeiro, da Paraíba, do Rio Grande do Norte e de São Paulo.

Considerado o combustível do futuro, o hidrogênio verde, obtido a partir de fontes renováveis e sem emissão de carbono, como a eletrólise, pode ter diversos usos, que serão explicados e desenvolvidos durante o congresso. Entre eles, o uso em pilhas a combustível (móvel e/ou estacionária), na indústria química/petroquímica, siderúrgica, cimenteira, também pode ser adotado em veículos leves e pesados. Na agroindústria, pode ser utilizado na confecção de amônia, fertilizantes, produtos hidrogenados, entre outros.

Serviço
3° Congresso Brasileiro de Hidrogênio
Dias: 29, 30 e 31 de maio
Local: Avenida João Saldanha, s/nº, Barra de Maricá
Inscrições pelo site do congresso: https://abh2.org/3-cbh2

Programação

Segunda-feira, 29 de maio
Tema: “Transição Energética”
8h às 9h – Credenciamento
9h às 9h30 – Café de Boas-vindas
9h30 às 10h – Cerimônia de Abertura
10h às 10h30 – Políticas de Governo e Polo do Hidrogênio em Maricá
10h30 às 11h – Plenária de abertura
11h às 12h15 – Abertura oficial da Exposição Empresarial
12h15 às 14h – Almoço
14h às 14h30 – Plenária 1 – Energia do Hidrogênio
14h30 às 16h – Sessão 1 – Fontes para produção de hidrogênio renovável e de baixo carbono
16h às 16h45 – Café com pôsteres
16h45 às 17h15 – Plenária 2 – Transição Energética
17h15 às 18h15 – Sessão 2 – Polos de hidrogênio

Terça-feira, 30 de maio
Tema: “Descarbonização com Hidrogênio”
8h às 9h – Credenciamento e café
8h30 às 9h30 – Sessão B – Setor elétrico e o hidrogênio
9h30 às 10h – Políticas de Governo
10h às 10h30 – Plenária 3 – Hidrogênio: elemento chave para descarbonização da indústria
10h30 às 11h – Café com pôsteres
11h às 12h15 – Sessão 3 – Tecnologias para a produção de hidrogênio
12h15 às 14h – Almoço
14h às 14h30 – Plenária 4 – Combustíveis sintéticos com hidrogênio
14h30 às 15h30 – Sessão 4 – Armazenamento e transporte do hidrogênio e de CO2
15h30 às 16h – Plenária 5 – Análise de emissão de GEE na produção, condicionamento e transporte de hidrogênio
16h às 16h45 – Sessão 5 – Estratégias para redução de emissões: criação de demanda
16h45 às 17h45 – Café e pôsteres
17h45 às 18h30 – Reunião do Conselho de Hidrogênio

Quarta-feira, 31 de maio
Tema: “Reindustrialização com Hidrogênio”
8h às 9h – Credenciamento e café
8h30 às 9h30 – Sessão C – Power to you: Mulheres no mercado de hidrogênio
9h30 às 10h – Políticas de Governo
10h às 10h30 – Café com pôsteres
10h30 às 11h – Plenária 6 – Políticas indutivas à adoção da energia do hidrogênio
11h às 12h15 – Sessão 6 – Programa Nacional do Hidrogênio
12h15 às 14h – Almoço
14h às 14h30 – Plenária 7 – Hidrogênio e Sociedade
14h30 às 15h30 – Sessão 7 – Regulação e Certificação
15h30 às 16h15 – Sessão 8 – Inovação e Hidrogênio
16h15 às 17h45 – Plenária 8 – Hidrogênio Natural
17h45 às 18h15 – Sessão de Encerramento e Carta ao Brasil

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo