ConcursosNotícias de MaricáNotícias de Niterói

Niterói pode ter novo concurso público de nível médio e superior

Na última sexta-feira, 26 de maio, a Prefeitura de Niterói demitiu 772 funcionários da Empresa de Moradia, Urbanização e Saneamento do município (Emusa). Em decorrência dessa demissão em massa, um novo concurso público para a Emusa Niterói RJ está sendo preparado.

Essa demissão em massa ocorreu após uma decisão favorável do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), que constatou o uso da empresa para fins eleitoreiros.

De acordo com as investigações, desde 2021, quando o prefeito Axel Grael assumiu o cargo, o número de funcionários da Emusa aumentou de 518 para 805 em apenas três meses. Além disso, familiares de secretários e vereadores de Niterói ocupavam cargos comissionados na empresa.

Com a exoneração de mais de 700 funcionários, a Emusa precisa realizar seu primeiro concurso público. Em abril deste ano, durante as investigações, foi formada uma comissão responsável pelos estudos para a realização desse concurso.

O prefeito Axel Grael afirmou que novas contratações serão feitas, começando pelos setores mais sensíveis para o funcionamento da empresa, como as áreas Financeira, Jurídica, de Recursos Humanos e os fiscais de contrato, que acompanham a execução das obras.

Apesar dessa previsão, ainda não foi definido um prazo para a publicação do edital, que é aguardado desde 2015. Na época, estava prevista a abertura de 40 vagas para os cargos de técnico administrativo, de nível médio, e engenheiro, arquiteto e advogado, de nível superior. A Secretaria Municipal de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle (Seplag) foi designada como organizadora do concurso, e o edital seria publicado “em breve”, segundo informações da prefeitura.

O então prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, havia afirmado que o concurso visava substituir terceirizados e comissionados. No entanto, essa seleção nunca ocorreu. Apesar de existir há 45 anos, a Emusa nunca realizou um concurso público.

Atualmente, a Emusa é responsável pelo planejamento, projeto e execução de todas as obras públicas de Niterói, o que demanda a necessidade de colaboradores e especialistas. Os profissionais da Emusa desempenham funções de assessoria técnica em todas as etapas das obras, desde o anúncio até o acompanhamento da execução, bem como o relacionamento com as comunidades e seus líderes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo