Plano de Desenvolvimento Urbano-Ambiental na Orla de Itaipuaçu entra em debate
A reunião do grupo de trabalho formado para avaliar o Plano de Desenvolvimento Urbano-Ambiental na Orla de Itaipuaçu, apresentado pela Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá) no último dia 5, será realizada na próxima segunda-feira, dia 19 de junho. O encontro está agendado para acontecer na Sala de Reuniões da Codemar às 9h30. Vale ressaltar que a reunião foi originalmente marcada para esta segunda-feira, dia 12, mas foi transferida. Todos os órgãos envolvidos serão convocados para participar.
Na reunião, serão discutidas as diretrizes do plano com representantes da prefeitura, universidades e outras esferas da sociedade, a fim de planejar o crescimento do bairro para as próximas décadas. A modelagem urbanística abrange não apenas a área costeira, mas também propõe soluções para preservar a qualidade de vida da população local. Além da requalificação de vias e alterações na ocupação do solo, o plano prevê a criação de parques e centros com equipamentos públicos.
O presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, explicou que a companhia desempenha um papel importante na articulação desse novo modelo para o bairro e que essa iniciativa envolve todos os setores.
Segundo Lacerda, a apresentação inicial do plano foi muito satisfatória, pois permitiu reunir um grupo que se dedicará ao estudo do trabalho dos urbanistas e tomará decisões coletivas sobre as ações a serem tomadas.
A reunião de apresentação do plano contou com a participação de representantes do Serviço de Obras de Maricá (Somar), das secretarias de Urbanismo, Cidade Sustentável, Desenvolvimento Econômico e Trânsito, da UFRJ, da UFF e das empresas de engenharia que prestam serviços à Codemar.