Itaipuaçu ganha Campus Educacional com capacidade para até 5 mil estudantes
CEPT vai atender inicialmente os 2.200 alunos da Escola Municipal Anísio Teixeira, dos anos iniciais do Ensino Fundamental 1 até os anos finais do Ensino Fundamental 2.
Foi inaugurado na manhã desta terça-feira (13/06) o Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Leonel Brizola, onde funcionará a Escola Municipal Anísio Teixeira, localizada no bairro do Jardim Atlântico, em Itaipuaçu.
A unidade, que estava em obras desde 2018, funcionará com ensino integral, é considerada a maior unidade educacional municipalizada nessa modalidade de ensino no Brasil, com capacidade para atender até 5 mil estudantes.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Fabiano Horta, do Deputado Federal Quaquá, dos deputados estaduais Renato Machado e Rosângela Zeidan, além do secretariado da prefeitura de Maricá e de vereadores. A escola também foi aberta ao público, que pôde conhecer as instalações onde as crianças irão estudar.
Com diversas salas multimídias, artísticas e de esportes, laboratórios, planetário e auditório, o CEPT vai se tornar referência em estrutura, mas precisará de muitos profissionais de educação para levar ensino de qualidade aos estudantes. Vale lembrar que a rede municipal vive uma defasagem de profissionais, principalmente de professores auxiliares e mediadoras de inclusão.
Durante a inauguração, o prefeito Fabiano Horta assumiu o compromisso de construir mais cinco CEPTs em Maricá. “É assim que acreditamos que a escola tem que ser. Um ambiente da transformação, das potências, com uma formação educacional qualificada, em tempo integral, ou seja, uma escola transformadora. Iremos fazer em Maricá mais cinco Campus da Educação Pública Transformadora e queremos que cada distrito tenha uma escola nos mesmos moldes. Nosso compromisso está estabelecido. Que nos próximos seis anos novos cinco CEPTs estejam construídos, formando cinturão de escolas públicas municipais”, afirmou o prefeito.
O CEPT está localizado em uma área de mais de 24 mil metros quadrados na Avenida Jardel Filho, antiga Avenida 2, e dispõe de 81 salas de aula e mais 22 equipadas com telas interativas. O espaço contará ainda com laboratórios de ciências naturais, robótica matemática, idiomas, artes, dança, cozinha gourmet, refeitório, biblioteca, mini cinema, auditório, observatório e planetário. Na área externa, será construída ampla área de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e duas quadras poliesportivas e uma quadra de atividades de vôlei na areia serão construídas no local. Todos os equipamentos da área externa também serão disponibilizados nos fins de semana para a comunidade de Itaipuaçu.