Notícias de Maricá

Ministério da Agricultura confirma caso de gripe aviária em Maricá

O ministério da Agricultura confirmou mais três focos de gripe aviária em aves silvestres, totalizando 67 animais infectados. Os casos foram encontrados em Itanhaém, São Paulo, e nos municípios de Macaé e Maricá, no Rio de Janeiro. A doença foi identificada em aves da espécie Trinta-Réis-de-Bando e Trinta-Réis-Real.

Em 22 de maio, o ministério anunciou o estado de emergência zoosanitária em nível nacional por meio de uma portaria. O Brasil segue o protocolo da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e ainda é considerado um dos quatro países com o status de livre da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no rebanho comercial.

Essa medida de emergência permite a mobilização de recursos da União e a coordenação com outros ministérios e organizações para combater a doença.

“Contudo, os Estados e municípios precisam adotar medidas semelhantes para acessar e disponibilizar os recursos a serem aplicados nas ações necessárias, tais como assegurar a força de trabalho, logística, recursos materiais e tecnológicos para a contenção da gripe aviária”.

Apesar de o Brasil não ter registro da gripe aviária em plantéis comerciais, o Japão recentemente suspendeu as importações de produtos avícolas de Santa Catarina, após a confirmação da doença em uma ave doméstica.

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que uma ave silvestre da espécie Trinta-Réis-real foi resgatada em alto-mar por pescadores da região de Itaipuaçu, apresentando sinais de infecção pelo vírus da gripe aviária (H5N1). O caso foi confirmado nesta sexta-feira (21/07) pela Secretaria de Estado de Agricultura e não há outros em investigação na cidade.
 
As pessoas que tiveram contato com o animal estão em fase final de monitoramento pela Vigilância Epidemiológica do município e passam bem, sem apresentar qualquer sintoma da doença até o momento. É importante ressaltar que não há motivo para preocupação, visto que trata-se de um caso pontual e o animal silvestre foi encontrado em alto-mar, não tendo contato com outras aves.
 
O município recomenda que, em situações de mortalidade anormal e inexplicável de aves silvestres e domésticas, a população evite contato com os restos mortais e notifique imediatamente a Vigilância em Saúde Ambiental pelo número (21) 96452-1960 ou pelo email notifica.viambmarica@gmail.com.
 
Também é necessário acionar a Vigilância Ambiental ao verificar aves ou mamíferos em situação agonizante, que apresentem sintomas compatíveis com a gripe aviária. São eles: corrimento ou inchaço nos olhos; dificuldade para respirar; letargia; incapacidade de se levantar ou andar; convulsões; além de tremores.

Fique informado recebendo as notícias de Maricá, Itaipuaçu e Região em nosso grupo no Whatsapp clicando aqui! Lembrando que somente administradores podem publicar no grupo

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo