Mostra de Inovação Cultural e Artística acontece no Cine Henfil de Maricá até domingo (27/08)
A Incubadora de Inovação Social em Cultura, projeto da Prefeitura de Maricá, realizado em parceria com o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), a Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto Brasil Social (IBS), deu início a primeira edição da Mostra de Inovação Cultural e Artística de Maricá (MICA) na quinta-feira (24/08), no Cine Henfil. O evento vai até domingo (27/08), com exibições de filmes seguidas de bate-papo com cineastas e diretores.
O filme “Capitu e o Capítulo” (2021), dirigido por Júlio Bressane e estrelado pelos atores Mariana Ximenes, Enrique Díaz e Vladimir Brichta, foi exibido na quinta-feira (24/08). A obra traz uma nova perspectiva ao romance “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, além da apresentação do bloco Bloco Afro Ilê Aiyê.
O presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Carlos Senna, destacou a importância do evento para o mercado cinematográfico, games e carnaval, todos interligados.
“A proposta é que a mostra se consolide como uma iniciativa de fomento local ao mercado cinematográfico, de games e também no Carnaval, alinhado às tendências da economia criativa no Brasil e no mundo”, explicou.
A gerente-geral da Incubadora de Inovação Social em Cultura, Mariana Figueiredo, explicou que a tecnologia está atrelada ao desenvolvimento.
“Mica quer tornar Maricá um lugar que se conecta com o mundo. Durante esses quatro dias, a gente vai ter a chance de assistir curtas metragens de estudantes de todo o Brasil. Nós vamos estar aqui com curtas metragens desde lá de Manaus até uma cidadezinha do interior do sul. Isso é conectividade, isso é dizer que Maricá está aberta para falar sobre quem estuda e se conecta, faz arte, cinema e cultura, e quem usa a cabeça para criar e ser criativo. Mica é um convite a sermos criativos”, disse Mariana.
A Mica traz ainda a exposição “Carnavais Brilhantes” com a exibição de fotografias, produções audiovisuais, sambas enredos e acervo das escolas de samba e blocos de Carnaval parceiros da Incubadora de Inovação Social em Cultura, com destaque para os parceiros Escola de Samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio e o Bloco Ilê Aiyê.
“Essa mostra reforça a cultura na nossa cidade. A parceria entre o ICTIM e a Incubadora mostra a qualidade e o avanço de Maricá”, disse o secretário de Cultura, Leandro Dasilva.
A programação também conta com exibições de curtas e longas metragens, seminários, tenda criativa, oficinas, exposição de Carnaval e Gamezone.
Programação:
Nesta sexta-feira (25/08) será realizado o Workshop “Como construir um mindset criativo e inovador para atuar na indústria do audiovisual”, com Ana Cecília Springefeldt, que é curadora do Audiovisual do Rio2C.
A Mostra não competitiva “Universos Brilhantes” terá três produções de longa-metragem, de até 80 minutos cada, voltada para produções com notoriedade na rota cinematográfica de 2023, um dos destaques é o filme Besouro Azul (2023), do diretor Angel Manuel Soto, com a atriz Bruna Marquezine no elenco, que será exibido no sábado (26/08).
No domingo (27/08), serão realizadas rodadas de pitching (um discurso de venda de um projeto) para roteiros audiovisuais, palestra e a cerimônia de encerramento com a premiação dos competidores das mostras. As rodadas de pitching terão inscrições prévias voltadas ao público estudantil brasileiro e de outros países, com foco em produções de instituições universitárias, escolas e academias de cinema. As produções precisam ser inéditas, sendo ficção ou documentários. Serão selecionadas, pelo comitê curatorial da Mostra, 16 curtas de até 15 minutos cada e contará com premiação.