Notícias de MaricáNotícias do Estado

Banca responsável pelo concurso da PMERJ tem 24 horas para se explicar sobre irregularidades

A Polícia Militar do Rio de Janeiro emitiu uma notificação ao Ibade, a organização responsável, exigindo uma declaração sobre as alegações de irregularidades relacionadas ao exame do concurso da PMERJ, ocorrido no último domingo, dia 27.

Um prazo de 24 horas foi concedido pela PMERJ para que o órgão avaliador apresente sua resposta.

Após o retorno do órgão avaliador, haverá uma análise por parte da instituição policial, visando determinar as medidas a serem adotadas. A PMERJ confirmou essa informação por meio de um comunicado enviado à Folha Dirigida por meio do Qconcursos. Confira abaixo:

“A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que a responsabilidade pela execução e fiscalização do concurso para ingresso no Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar 2023 é do Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE), empresa contratada para a realização do certame.

A Corporação, após ter ciência dos fatos por meio publicações de candidatos nas redes sociais e denúncias divulgadas pelos veículos de comunicação, notificou, na data desta segunda-feira (28/08), a empresa IBADE a responder dentro do prazo de 24h, às supostas irregularidades relatadas.

Cabe ressaltar que após a análise do relatório que será apresentado pela empresa dentro do prazo definido no contrato de realização do concurso, a Secretaria de Estado de Polícia Militar tomará as medidas cabíveis com relação ao certame.”

Na tarde da segunda-feira passada, dia 28, o governador Cláudio Castro também se pronunciou sobre a questão. Ele expressou pesar pelas denúncias recebidas e indicou que todas estão sendo objeto de investigação por parte da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

De acordo com Castro, se as fraudes forem comprovadas, ações “decisivas” serão tomadas, mas sem prejudicar os candidatos que agiram corretamente no concurso. Ele não excluiu a possibilidade de conduzir um novo exame, mas mencionou que ele será administrado apenas nas regiões onde se constatar alguma irregularidade.

O Ibade, em seu site oficial, apenas comunicou que “todos os candidatos que deixaram de cumprir as normas dispostas no edital serão devidamente eliminados quando da divulgação do resultado preliminar da prova escrita objetiva”.

Os gabaritos das provas da PMERJ serão liberados na terça-feira, dia 29, enquanto não houver uma posição oficial do órgão avaliador sobre uma eventual interrupção do processo. O calendário do concurso prossegue conforme planejado, com os gabaritos programados para serem anunciados a partir das 12h, e as objeções sendo aceitas nos dias 30 e 31 deste mês.

As respostas, o gabarito definitivo e os resultados preliminares da prova estão previstos para o dia 3 de outubro, de acordo com o cronograma estabelecido no edital.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo