Notícias de MaricáPonta NegraSaúde

Maricá inaugura nova unidade de saúde em Ponta Negra

Ponta Negra ganhou uma nova unidade de saúde nesta terça-feira (05), mas, diferentemente do que esperavam os moradores, não haverá atendimento de urgência e emergência, neste momento, frustrando quem aguarda há anos por melhorias no atendimento em saúde.

Dona Julieta, moradora de Ponta Negra há 8 anos, falou sobre o que acha da saúde na região:

“Não é dos piores não, entendeu? Mas precisa ser melhorado, porque a gente como moradora, quando a gente vai lá para o médico, a gente só fala com o médico se tiver morrendo, tem que marcar consulta com ele para poder encaminhar para Maricá.” Comentou. Questionada sobre o atendimento de urgência e emergência no bairro, a moradora foi enfática: “Aqui não tem nada! Se tivesse pelo menos ambulância aqui, pra gente. Passou mal, chamou ambulância, beleza, mas não tem.” Concluiu Julieta.

A nova unidade inaugurada nesta terça-feira, irá substituir o atendimento da antiga Unidade de Saúde da Família (USF), com uma equipe a mais. A secretária de Saúde de Maricá, Solange Oliveira, falou sobre o funcionamento da nova unidade de saúde e da necessidade de implementação de mais serviços para atender os moradores da região.

“Necessita realmente de uma ampliação muito grande, Maricá como um todo teve uma explosão de crescimento demográfico também. A unidade básica de saúde que onde era localizada a Unidade Básica de Saúde, era uma local próprio, mas pequeno, que não comportava mais as ações da saúde da família, então esta unidade, este equipamento novo que a gente ganha hoje, ele vem dar qualidade e permitir que os serviços pertinentes à atenção primária de saúde sejam executados de forma adequada, então o que a gente ganha aqui é qualidade e ampliação da oferta de serviços. Os mesmos serviços que seriam oferecidos na outra unidade, dessa vez com uma equipe maior, uma equipe a mais, porque a população cresceu, e com local, estrutura adequada para fazer curativos; procedimentos; exames; consultas especializadas com o NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), enfim, nós ganhamos aqui um equipamento para atenção primária em saúde e todas as suas ações.” Disse a secretária, informando ainda que há a previsão da construção de uma unidade de pronto atendimento para o bairro.

O Prefeito Fabiano Horta falou sobre dar estrutura para ampliar o atendimento em saúde em Ponta Negra. “Aqui haverá a duplicação das equipes de saúde da família pra que a gente amplifique o atendimento médico em Ponta Negra e região. Isso é ganho, isso é concretamente um senso de cuidado maior com a população. É com a estada dos posto aqui que a gente, agora, imediatamente vai começar a obra de revitalização, de reforma da casa do antigo posto, pra que vire a base tão fundamental do SAMU (Serviço de Atendimento Médico Urgência).” Disse Horta cobrando a secretária para que até o fim do ano a base seja implementada.

A Nova Unidade de Saúde da Família, Pedro Guilherme Costa Massa, fica localizada ao lado da ponte Senador Paulo Duque (Nova Ponte de Ponta Negra).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo