Maricá escolhe novos conselheiros tutelares neste domingo (1)
Neste domingo, 1º de outubro, das 08h às 17h, os cidadãos de Maricá participarão da eleição para escolher os cinco membros do Conselho Tutelar para o período de 2024-2028. Em agosto, os 36 candidatos passaram por um curso na Escola de Governo de Maricá (Emar), onde receberam informações sobre as regras da campanha eleitoral, que se estende até 30 de setembro no município. O treinamento foi conduzido pelo professor universitário Jorge Paes, doutor em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), abordando temas como o perfil das candidaturas e o sistema de garantia de direitos para crianças e adolescentes.
As cinco vagas em disputa nas duas áreas do conselho serão decididas por votação, com a primeira área abrangendo o primeiro e segundo distritos (Centro e Ponta Negra) e a segunda incluindo o terceiro e quarto distritos (Inoã e Itaipuaçu). O processo de escolha dos conselheiros tutelares ocorre a cada quatro anos em nível nacional.
“O curso falou sobre as regras da campanha eleitoral para os candidatos, o que é permitido e proibido nesse período”, explicou Sylvia Cantuária, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Qualquer pessoa que esteja em dia com suas obrigações eleitorais pode votar, sendo necessário apresentar o título de eleitor e um documento com foto no dia da votação (01/10), que ocorre das 8h às 17h.
É importante observar que no dia da eleição, os candidatos e qualquer pessoa não estão autorizados a realizar campanha ou transportar eleitores em veículos particulares ou públicos. O edital para o processo de escolha dos conselheiros tutelares foi publicado em 23/08 no Jornal Oficial de Maricá (edição nº 1.491).