CursosNotícias de Maricá

IFF Maricá publica edital para 400 vagas em cursos técnicos gratuitos

O Campus Avançado Maricá do Instituto Federal Fluminense (IFF) divulgou o edital para preencher 400 vagas no Processo Seletivo de Ingresso nos Cursos Técnicos Concomitantes e Subsequentes ao Ensino Médio do Programa Formatec: Maricá+Técnico. Esse programa é resultado de uma parceria entre o IFF e a Prefeitura de Maricá, através do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), e as vagas são para o 1º Semestre de 2024.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 01 a 28 de novembro de 2023, através do Portal de Inscrições do IFF, acessível em inscricoes.iff.edu.br. Além disso, haverá um computador disponível no IFF Maricá (Rodovia Vereador Oldemar Guedes Figueiredo, Km 12, Ubatiba) para inscrições online, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, exceto em dias de recessos e feriados.

Clique aqui para acompanhar o Processo Seletivo e acessar o Edital DGCAM/REIT/IFFLU N° 15, datado de 30 de outubro de 2023, você pode visitar a página correspondente.

As 400 vagas oferecidas para o 1º semestre de 2024 serão distribuídas igualmente entre os Cursos Técnicos nas modalidades Concomitante e Subsequente. No modelo Concomitante, os alunos cursam o Ensino Médio em outra instituição simultaneamente ao Ensino Técnico no IFF, enquanto o modelo Subsequente é destinado a quem já concluiu o Ensino Médio e busca qualificação para ingressar no mercado de trabalho. Os cursos oferecidos incluem Edificações, Guia de Turismo, Informática para Internet, Logística e Meio Ambiente.

As aulas ocorrerão no Campus Avançado Maricá do IFF, localizado no bairro de Ubatiba, nos turnos da tarde (para os Cursos Concomitantes) e à noite (para os Cursos Subsequentes), com duração de um ano e meio. Os requisitos variam de acordo com a modalidade:

Concomitante ao Ensino Médio: Para estudantes que estejam comprovadamente cursando o Ensino Médio em escola pública ou privada no momento da matrícula.
Subsequente ao Ensino Médio: Voltado para quem já concluiu o Ensino Médio, sendo obrigatória a apresentação de declaração ou certificado de conclusão no momento da matrícula.

A seleção para os Cursos Técnicos do Programa Formatec: Maricá+Técnico será realizada através de sorteio público, no dia 30 de novembro de 2023, às 18h, com transmissão pelo canal oficial do IFF Maricá no Youtube. O sorteio será gravado e posteriormente disponibilizado no Portal do IFF (iff.edu.br) e no Portal de Seleções do IFF (selecoes.iff.edu.br), com o resultado oficial previsto para 1º de dezembro.

Em conformidade com a legislação em vigor, o IFF reservará no mínimo metade das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas da rede nacional de ensino, sujeito às condições detalhadas no edital da seleção.

Os alunos matriculados nos Cursos Técnicos do Programa Formatec: Maricá+Técnico receberão certificação do IFF ao concluir todas as etapas formativas. Esse programa, lançado em parceria com a Prefeitura de Maricá através do ICTIM, tem o objetivo de qualificar trabalhadores e estudantes do Ensino Médio nas áreas de Edificações, Guia de Turismo, Informática para a Internet, Logística e Meio Ambiente, além de futuramente oferecer cursos em Produção de Áudio e Vídeo. Ao longo dos três anos do convênio, serão ofertadas um total de 1.760 vagas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo