CursosNotícias de Maricá

Maricá: Passaporte Técnico tem edital publicado; 1.000 vagas para moradores

O edital do programa Passaporte Técnico, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Formação, foi publicado na noite desta quarta-feira (29/11) e traz 1.000 vagas para cursos técnicos para moradores.

São 600 vagas para estudantes que cursam o ensino médio e outras 400 para quem já terminou o ensino médio. Para concorrer é necessário ser morador do município de Maricá há, no mínimo, 3 (três) anos. O programa Passaporte Técnico custeia o ensino técnico para os moradores em instituições privadas.

Inscrições

As inscrições serão feitas online pelo site que será divulgado e serão recebidas a partir das 15h do dia 12 de dezembro e seguirão até o dia 22/12. O resultado final será publicado no dia 12 de janeiro de 2024.

Para o prefeito Fabiano Horta, o Passaporte Técnico tem o objetivo de ajudar na construção de uma Maricá que pensa no seu futuro. “Hoje a gente dá um passo importante daquilo que é um projeto de cidade. Cidade é um processo complexo que se faz no tempo, é meio que, a gente vai construindo as coisas no momento que ela vai se construindo.” Disse o prefeito.

A Secretária de Ciência, Tecnologia e Formação de Maricá, Adriana Costa, comentou que o Passaporte Técnico vai permitir muitos jovens já saírem com uma profissão ao concluir o ensino médio. “O Passaporte Técnico é uma forma mais rápida da gente fazer com que a nossa população se profissionalize, porque hoje aqui em Maricá, nós temos as escolas de ensino médio, as escolas privadas e as escolas estaduais que não ofertam o ensino técnico. Então o aluno sai, tirando o Elisiário Matta que tem o curso normal e o IFF que tem o Ensino Profissionalizante, sem ter uma profissão.” Comentou a titular da pasta responsável também pelo Passaporte Universitário.

Cursos

Os cursos deverão ser escolhidos em instituições credenciadas e serão de áreas distintas como Técnico em Enfermagem; Técnico em Saúde Bucal; Técnico em Programação em Jogos Digitais; Técnico em Radiologia; Técnico em Edificações, entre outros.

O edital com as regras do programa Passaporte Técnico você confere no JOM clicando aqui.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo