Notícias de MaricáNotícias do Estado

Governador Cláudio Castro anuncia data de nova de prova para o concurso da PM

Nesta quinta-feira, 4 de janeiro, o governador do Rio, Cláudio Castro revelou a nova data da primeira prova objetiva escrita do concurso da PM: será em 7 de abril. Em breve, serão divulgados os locais de prova e as demais etapas do concurso. A retomada do processo seletivo para preencher duas mil vagas para o Curso de Formação de Soldados (CFSd) da Polícia Militar do Rio de Janeiro ocorreu no início do mês, após a contratação da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para conduzir o concurso.

O governador enfatizou que a realização da primeira prova objetiva é uma conquista significativa para a segurança do estado.

– A aplicação da primeira prova objetiva representa uma grande vitória para a área de segurança do estado, que contará com a recomposição do efetivo da Polícia Militar, assim como para os quase 120 mil candidatos inscritos, que há meses esperam pela retomada do concurso. Com mais 2 mil soldados da Polícia Militar, vamos ter um Rio mais seguro – disse o governador.


O concurso foi interrompido em agosto do ano passado devido a uma falha na aplicação da primeira prova escrita objetiva. Isso levou ao rompimento do contrato com o IBADE, instituição que havia vencido a licitação para realizar o concurso no início de 2023.

Em 1º de dezembro de 2023, o processo seletivo foi retomado após o Governo do Estado autorizar, por meio do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, a contratação da FGV para substituir a banca examinadora anterior.

Durante a paralisação do processo seletivo, a Polícia Militar resolveu uma questão jurídica relacionada ao concurso. O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a suspensão do concurso por considerar inconstitucional a cláusula do edital que estabelecia uma cota de 10% para o ingresso de mulheres. No entanto, um acordo obtido pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE) junto ao STF garantiu a continuidade do concurso, com a eliminação dessa cláusula. Assim, ficou estabelecido que a classificação seguirá o critério de notas, sem considerar o sexo do candidato.





Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo