Notícias de MaricáTrânsito

Maricá registrou 1.331 ocorrências de trânsito em 2023; maioria no Centro e Itaipuaçu

Número não se refere às infrações de trânsito, que em 2022 passou de 11 mil multas

A Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária de Maricá (Sectran) realizou diversas ações ao longo do ano de 2023 para promover o ordenamento, a fluidez e a segurança no trânsito da cidade, conscientizando motoristas e pedestres sobre a importância do respeito às leis de trânsito. Os agentes também atuaram no apoio a obras, eventos, fiscalizações e controle do tráfego, além de situações de emergência, como chuvas, para minimizar os impactos nas vias. Ao todo, foram registradas 1.331 ocorrências em 43 bairros, com uma média de 110 por mês. Entre os locais com maior quantidade de registros estão o Centro, com 62,58% das ocorrências; Itaipuaçu, com 25,85%; e Ponta Negra, com 9,99%.

O Secretário de Trânsito e Engenharia Viária, Marcinho da Construção, falou sobre o trabalho realizado pelas equipes nos quatro distritos da cidade. Ele mencionou que foram mais de 100 ações ao longo do ano visando conscientizar motoristas e pedestres. Além disso, destacou o aumento significativo de ciclovias, ciclofaixas, repintura de sinalizações, criação de vagas exclusivas para PCDs, idosos e gestantes, e a implementação de áreas específicas em frente às escolas para embarque e desembarque seguro das crianças. Também foram implantadas vias de sentido único para reduzir acidentes e intensificadas a fiscalização e modernização da parte semafórica, incluindo a instalação de semáforos em locais considerados perigosos.

Quanto à sinalização viária, esta foi ampliada nos quatro distritos da cidade, com a implantação de sistema binário, redutores de velocidade e criação de vagas de estacionamento conforme as necessidades locais e solicitações dos moradores. Mais de 200 solicitações foram atendidas em diversos bairros, e houve revitalização da sinalização em pontos como Chácaras de Inoã, Itaipuaçu e Manu Manuela (São José do Imbassaí). Diversos bairros receberam novas sinalizações horizontais e verticais, e placas indicativas aéreas foram substituídas em Itaipuaçu.

As equipes também atuaram na sinalização vertical do estacionamento e na circulação de ônibus na Rodoviária do Povo, no Centro, no entorno de mais de 50 escolas ou creches, e em diversos entroncamentos e cruzamentos pela cidade.

A equipe de Educação para o Trânsito da Sectran realizou 110 ações educativas em 2023, conscientizando crianças, jovens e adultos sobre a importância do respeito às leis de trânsito para a segurança de todos. Dentre as iniciativas destacam-se o “Café na Faixa”, com 16 ações voltadas para condutores e pedestres, e a campanha “Sectran na Rua”, com 24 ações beneficiando a população em geral. A equipe também realizou atividades educativas em escolas municipais, eventos da cidade e blitzes educativas, alcançando um público estimado de milhares de pessoas.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo