Carnaval 2024Notícias de Maricá

Maricá: Carnaval 2024 terá mais de 1.000 agentes de segurança

A Secretaria de Ordem Pública e Gabinete de Gestão Institucional (Seop) de Maricá, divulgou nesta quarta-feira (31/01) o planejamento para o Carnaval de 2024 e o balanço das ações de 2023. Os dados foram apresentados no Cine Henfil, no Centro, para gestores do município, vereadores e autoridades presentes.

No documento, foi apresentado o efetivo que atuará no Carnaval deste ano e o quantitativo de equipamentos que estarão disponíveis para garantir a segurança do folião no período festivo que terá 19 palcos e trios e 96 blocos. Ao todo, 1.211 agentes, uma média de 173 por dia, atuarão nas ruas, além de 62 viaturas, com apoio de 632 câmeras de monitoramento, uma base móvel e dois reboques que ficarão disponíveis. Também serão ofertadas 896 vagas do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).

Efetivo

Também foi divulgado o efetivo de agentes de segurança nos blocos de maior concentração do carnaval. No bloco da Gabriela, que desfilará pelo Centro no dia 12/02 (2ª feira de Carnaval) e tem uma estimativa de público de 44 mil pessoas, serão deslocados 50 agentes da Guarda Municipal, Seop e Proeis, além de 18 viaturas.

Com estimativa de 12 mil foliões no bloco Louca Paixão, serão disponibilizados 32 agentes entre guardas municipais, Seop e Proeis, além de 11 viaturas. Já no Tromba Nervosa, que desfila em Itaipuaçu, estão sendo esperados 72 mil pessoas. Para isso, a Seop terá ao todo 62 agentes entre guardas municipais, Seop e Proeis e 21 viaturas.

No bloco do Barril, o efetivo planejado é de 14 agentes entre guardas municipais, Seop e Proeis e serão utilizadas sete viaturas para atender os cerca de três mil foliões esperados. Já no Bloco da 90, com concentração na Rua 90, em Cordeirinho, serão disponibilizados o efetivo de 90 agentes entre guardas municipais, Seop e Proeis.

O secretário Julio Cesar Veras, afirmou que o poder público está preparado para garantir a diversão para o folião neste Carnaval. “Esperamos um grande público, mas estamos preparados para dar paz para esse folião. A determinação do prefeito Fabiano Horta é que todos os órgãos operacionais estejam nas ruas. Então, tenho certeza absoluta que o folião e o visitante que vier para a nossa cidade ele vai perceber a presença do poder público nas ruas”, disse.

Câmeras de monitoramento

Para garantir a segurança e tranquilidade dos moradores, o município reforçou a segurança com a instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade. Em Ponta Negra, 45 câmeras e o efetivo de 178 agentes entre guardas municipais e policiais do Proeis reforçarão a segurança no período de 10 a 13 de fevereiro. Em Itaipuaçu, 120 equipamentos de monitoramento, além de 129 agentes darão tranquilidade ao folião. Já no Centro, o Seop está equipado com 221 câmeras e 205 agentes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo