CursosNotícias de Maricá

Maricá abre inscrições para novo ciclo de cursos do setor cultural

Nesta quinta-feira (21), a Prefeitura de Maricá iniciou as inscrições para preencher 522 vagas nos cursos oferecidos pela Incubadora de Inovação Social em Cultura. Desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em colaboração com a Secretaria Municipal de Cultura, o projeto entra em seu terceiro ciclo, disponibilizando oportunidades em 17 atividades relacionadas aos eixos Cinema, Game e Carnaval. Do total de vagas, 20% são destinadas a pessoas pretas e pardas, enquanto 5% são reservadas para pessoas com deficiência.

Com duração de cinco meses, os cursos são exclusivos para moradores de Maricá com idade mínima de 16 anos. Eles visam preparar os participantes para o mercado de trabalho no setor cultural, oferecendo tanto aulas teóricas quanto práticas.

O presidente do ICTIM, Cláudio Gimenez, ressalta o compromisso de Maricá com a qualificação da população, especialmente no setor audiovisual, que desempenha um papel crucial na geração de empregos e recursos.

“Maricá vem consolidando sua política de qualificação para a sua população por meio de fomento em diversos segmentos. O setor audiovisual, que tem papel importante na geração de recursos e empregabilidade, é o que tem sido contemplado com as ações de incentivo. A meta de obtenção de ecossistema em áudio visual já começa sua consolidação na geração de empregos e oferta de mão de obra qualificada no setor. A Incubadora de Cultura tem papel fundamental nesse processo”, destaca Cláudio Gimenez.

Para ampliar as oportunidades oferecidas, o novo ciclo dos cursos apresenta novidades em todas as áreas. O eixo Cinema agora oferece 11 cursos, enquanto o eixo Game introduz um novo pré-requisito: a análise prévia das habilidades técnicas dos candidatos para o curso de Desenvolvimento de Game.

No eixo Carnaval, cinco cursos serão oferecidos em parceria com o Bloco Ilê Aiyê e a Escola de Samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio. Uma novidade é que todas as aulas serão realizadas na sede do projeto.

O secretário municipal de Cultura, Leandro Dasilva, destaca a importância da Incubadora de Inovação Social em Cultura para a valorização da cultura em Maricá, afirmando que o projeto já serve como exemplo para outros municípios.

“A Incubadora de Inovação Social em Cultura já é hoje um exemplo de fomento para outros municípios. E a abertura de novas oficinas demonstra bem isso, que Maricá está no caminho certo quanto ao desenvolvimento cultural da cidade quando procura qualificar as pessoas nos setores propostos pelo projeto. Eu, particularmente, me sinto orgulhoso com essa parceria da Secretaria com a Incubadora. É bom para a Prefeitura, para a cidade, melhor ainda para os que vivem nela”, ressalta o secretário.

As aulas do novo ciclo serão ministradas presencialmente na sede da Incubadora de Inovação Social em Cultura, localizada na rua Álvares de Castro, nº 699, Centro de Maricá, onde também ocorrerá o processo de matrícula, após a divulgação do resultado do sorteio.

As inscrições estão abertas até às 23h59 do dia 25 de março, exclusivamente através do site www.incubacultura.org.br.

Cronograma:

Início das inscrições: 21 de março
Encerramento das inscrições: 23h59 do dia 25 de março
Sorteio e divulgação do resultado: 26 de março, após as 16h
Período de matrícula dos sorteados: 28 de março a 1 de abril
Período de matrícula para vagas remanescentes: 1 a 2 de abril
Início das aulas: 5 de abril

Cursos oferecidos:

Cinema
Assistente de Direção
Cinema e Psicologia I
Direção de Artes
Documentário
Edição para Cinema e Vídeo
Fotografia para Cinema e Vídeo
Produção para Cinema e Vídeo
Realizador Audiovisual
Roteiros para Obras Audiovisuais
Som para Cinema e Vídeo
Dramaturgia e Interpretação

Game:

Desenvolvimento de Game

Carnaval:

Composição Musical
Dança Afro
Fantasias e Adereços de Destaque
Maquiagem e Caracterização Artística
Produtor Artístico Cultural



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo