Notícias de MaricáPolicial

Maricá: Vereador denuncia que o tráfico pode estar recebendo em ‘Moeda Mumbuca’

Em sua fala na tribuna da Câmara dos Vereadores de Maricá, Ricardinho Netuno (PL) denunciou que o tráfico de drogas está recebendo pagamento em moeda social Mumbuca, criada pela prefeitura para os programas de distribuição de renda, como o Renda Básica de Cidadania (RBC), PPT, entre outros.

“Dentro dos ‘Minha Casa, Minha Vida’, o tráfico de drogas está recebendo em (moeda) Mumbuca. Ou vocês não sabem disso, nunca ouviram falar sobre isso?” Questiona o parlamentar aos seus pares da Câmara.

Vale destacar aqui que, para ter uma conta comercial no Banco Mumbuca, que gerencia a moeda social, é necessário preencher um formulário e apresentar documentação, algo que poderia ser levantado mediante às denúncias apresentadas pelo parlamentar.

O ‘Maricá Info’ questionou o vereador Ricardinho Netuno sobre a materialidade das denúncias apresentadas, mas até o momento não recebemos nenhum arquivo, documentação ou protocolo que garanta que a denúncia tenha sido registrada nos órgãos competentes como a Polícia Civil ou para o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ).

Já o Banco Mumbuca “esclarece que até o momento não foi identificado, pela plataforma E-dinheiro Social, qualquer irregularidade nas transações feitas pelos usuários da Moeda Social Mumbuca. Todavia, afirma que qualquer denúncia pode ser realizada nas agências do banco, de forma que a própria instituição, junto a plataforma circulante da moeda, irá investigar de forma minuciosa e tomar medidas cabíveis. O Banco esclarece que está aberto para esclarecer qualquer denúncia com integridade e respeito à população.”

Vale lembrar que os criminosos podem utilizar qualquer meio de pagamento, tanto pix quanto máquinas de cartões de crédito, já que não há a obrigatoriedade de informar o que está sendo comercializado à instituição financeira, que somente intermedia o pagamento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo