Notícias de Maricá

Maricá vai plantar mais de 4 mil mudas nativas da Mata Atlântica para restaurar a restinga

Maricá deu início ao processo de restauração da restinga ao longo de toda a sua orla marítima, com o plantio de 4.722 mudas nativas da Mata Atlântica. Essas mudas serão distribuídas ao longo dos 34km de vegetação nas Praias de Itaipuaçu, Barra de Maricá, Guaratiba, Cordeirinho, Ponta Negra e Jaconé.

De acordo com a Secretaria de Cidade Sustentável, as ações de restauração e conservação da vegetação são de extrema importância para a manutenção do ecossistema da restinga.


O plantio será realizado em agrupamentos de ilhas de vegetação, incluindo espécies como aroeira, guriri, juramento, papagaio, abaneiro, ipomea roxa, jacaré, rabo-de-galo, fedegoso, feijão-de-porco, pitanga, maria-mole, capororoquinha, fruto-do-café, entre outras. Essas espécies serão distribuídas de forma a evitar a repetição de uma ao lado da outra.

A restinga faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) de Maricá e, em grande parte, encontra-se descaracterizada devido ao histórico de uso do solo e ocupação por espécies exóticas ou ornamentais invasoras.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo