EventosEventosItaipuaçuNotícias de Maricá

Fazenda Itaocaia celebra passagem de Darwin por Maricá

De sexta a domingo, a Fazenda Itaocaia realiza uma série de atividades para celebrar a passagem de Darwin por Maricá

Há 192 anos, o renomado naturalista Charles Darwin passou por Maricá e desfrutou de uma saborosa galinhada na histórica Fazenda Itaocaia. Para celebrar esse momento marcante, a fazenda está preparando uma comemoração especial, reunindo cultura, ciência e gastronomia.

A celebração começa no dia 5 de abril com observação astronômica orientada pelo Clube de Astronomia da Universidade Federal Fluminense. No sábado, 6, a programação começa logo cedo com a Trilha Interpretativa dos caminhos de Darwin, sob condução da Associação de Guias Turísticos de Maricá. A programação segue com palestras, oficinas e uma apresentação especial do Coral Indígena Guarani Mybia, da Aldeia Tekoa Ara Rovi, de Maricá.

No dia 7, domingo, a programação segue com a exibição dos filmes Benta, a escrava, de Wavá de Carvalho e “Quem foi que disse sobre a causa sagrada de Darwin”, de Luiz Andrade. Na sequência, o presidente do Instituto Histórico Geográfico e Ambiental de Maricá, Miguel Angelo, de apenas 12 anos, fará a palestra “Os caminhos de Darwin”. A roda de conversa, expondo informações e opiniões sobre o momento histórico será em duas rodadas, com o professor Marcus Lacerda, Evandro Sathler, Geoparques, IHGAM, Gaia e convidados.

Ao meio dia será servido o especial almoço preparado para a ocasião, o mesmo cardápio que Darwin experimentou no Brasil: uma suculenta galinhada caipira. O fechamento do evento será as 17h com café cultural com participação do IHGAM mirim e convidados.

O evento é produzido pelo projeto Fazenda Pedagógica, coordenado por Andreia Santana. Para o administrador da Fazenda Itaocaia, Adriano dos Santos, “É uma grande alegria compartilhar com a sociedade um espaço de história tão rica, que merece ser apreciada e preservada. Esperamos que a família fluminense aprecie nossa programação”, disse Adriano.

Aos interessados, a Fazenda Itaocaia estará aberta para hospedagem com café da manhã. Mais informações pelo telefone (21) 99752.5561 ou (21) 98410.6626. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo