EventosEventosNotícias de Maricá

Maricá: Festa na Aldeia da Restinga acontecerá entre 19 e 21 de abril

Evento terá como tema “Cultura e Sustentabilidade” e entre as atrações confirmadas estão Owera, Kaê Guajajara, Amarildo Karay, Reinaldo Gore, Coral da Aldeia Mata Verde Bonita e uma competição de esportes indígenas.

A Festa na Aldeia Mata Verde Bonita (Tekoa ka’ aguy hovy Porã), evento contempladado no Programa Municipal de Arte e Cultura (Proac), Lei Municipal 3.113 de 20/03/2022, acontecerá entre os dias 19 e 21 de abril, semana em que se comemora o Dia dos Povos Indígenas, na Restinga de Maricá.

Objetivando promover a conscientização e a preservação ambiental, esse ano a festa terá um público reduzido para duas mil pessoas, decisão tomada pela cacique Jurema Nunes, que levou em consideração a preocupação com o impacto ambiental causado por um número maior de pessoas na região. Segundo ela; a diminuição da quantidade de participantes, será possível minimizar a geração de resíduos, o consumo de recursos naturais e a emissão de poluentes, contribuindo assim para a preservação da Mata Verde Bonita e de seu ecossistema. Outra medida de preservação adotada pela equipe de produção está relacionada aos copos descartáveis. Eles não serão utilizados durante o período festivo. Em seu lugar entram os copos ecológicos que serão disponibilizados ao público por um preço simbólico. Os copos poderão ser utilizados durante o período da festa e servirá como uma lembrança do evento.

Com o tema Cultura e Sustentabilidade, a Festa Mata Verde Bonita contará com diversas atrações com destaque para: Owera, Kaê Guajajara, Moleques da Pisadinha, Ronaldo Valentin, Coral da Aldeia Mata Verde Bonita, detentor do primeiro lugar nacional do Edital de Música da Funarte, além de uma competição de esportes e um torneio de futebol indígena. Os ingressos são gratuitos e já estão disponíveis na Plataforma Sympla e na loja Leco Multimarcas, na praça da 70, em Itaipuaçu.

“Keringue”, momento das crianças em Guarani

As crianças da rede pública municipal de Maricá terão a oportunidade de participar da abertura da Festa na Aldeia Mata Verde Bonita, graças à parceria estabelecida entre a secretaria de Educação e o Instituto Terra do Saber, responsável pela organização do evento. O “kyringue”, ou momento da criança na língua Guarany, será celebrado durante a festa com a participação de crianças indígenas e estudantes das escolas locais.
Essa iniciativa visa promover a união das crianças, sem distinção ou preconceito, e a escola Municipalizada de Inoã foi escolhida para as atividades, por já atender à comunidade indígena. O subsecretário de Educação, Maxwell Guerra, destacou a importância dessa escola como um espaço de socialização, onde crianças indígenas e não indígenas se aproximam.
“A escola Municipalizada de Inoã desempenha um papel crucial no processo de socialização dos alunos das aldeias. Ao serem direcionados para essa instituição de ensino, os estudantes têm a oportunidade de se aproximar uns dos outros. A iniciativa de conduzir uma tocha, simbolizando a união das crianças, foi uma maneira perfeita de celebrar o Dia dos Povos Indígenas. Através de atividades como essa, é possível promover a integração e o respeito entre os diferentes grupos, fortalecendo os laços comunitários e valorizando a diversidade cultural”, destacou Maxwell.
Além da participação na abertura da festa, as crianças terão a oportunidade de se envolver em outras atividades, como o coral indígena e o plantio de árvores nativas, onde cada criança terá sua própria muda com seu nome. A parceria entre o Instituto Terra do Saber e a secretaria de Educação reforça o compromisso de todos com a valorização e celebração da diversidade cultural e étnica presentes na comunidade.

Vermelhinhos com linhas exclusivas para o evento

A Empresa Pública de Transporte (EPT) colocou duas linhas exclusivas para atender a demanda do público. A linha E-32 (Recanto à Rua 128) irá estender o percurso até a Aldeia Mata Verde Bonita. Uma outra linha sairá do terminal de Maricá com intervalo de uma hora.

OWERÁ
MC se apresenta atualmente no show Ancestrais com o DJ Alok, acaba de chegar de show em Nova York,Guiado pela força do movimento do RAP Nativo o artista Guarani-Mbyá segue a sua jornada se apresentando de norte a sul no Brasil, como no Festival Brasil É Terra Indígena (BSB), fiiS Brasil festival (SP), Memorial de Curitiba, SESC Bauru, etc. E também fora do país, já esteve na ONU (NY) se apresentando com Alok e no Central Park (NY) com BaianaSystem.
Com apenas 22 anos, Owerá tem colecionado parcerias com artistas como Brô MC ‘s, Criolo, Tropkillaz, Célia Xakriabá, Djuena Tikuna, Alok e Edgar. Vale lembrar que se apresentou ao lado de Caetano Veloso no especial 2022, da HBOMax e também no Prêmio Sim à Igualdade Racial com transmissão pela Rede Globo.

CRONOGRAMA COM ATIVIDADES – 19/04
09h – Abertura do Evento / Cerimônia
10h – Momento – Kyringue
10h – Coral da Aldeia Mata Verde Bonita
11h – Ato Solene
14h – Futebol (masculino e feminino)
17h – Abertura da Feira de Artesanato
18h -Teatro DARCY, poeta do fazimento
19h – Dj Cris Pantojja
20h – Ronaldo Valentim
21h – Owerá
22h – Victor Sávios – Tributo ao Tim Maia
23h- DJ Cris Pantojja

CRONOGRAMA DE SHOWS DO DIA 19-04
20h – Ronaldo Valentin
21h – Owerá
22:30 – Victor Sávios – Tributo ao Tim Maia
23h DJ Cris Pantojja

CRONOGRAMA COM ATIVIDADES – 20 /04
09h – Abertura do Evento / Cerimônia
10h – Corrida de Mbaraka Mirim
11h – Tiro de Arco e Flecha
13h – Palestra com Prof.° Bessa
14h – Corrida de Tora
15h – Palestra com Pajé Lídia (Casa de reza)
15h – Roda de Capoeira – Instrutor Macacu – Supervisão Mestre Camisa (Campo)
16h – Cabo de Guerra
17h Luta corporal
19:h DJ Grazy
20h – Reinaldo Gore
20:30h – Dança XONDARÔ
21h – Kaê Guajajara
22:30h – Moleques da Pisadinha
0:00 – Betinho Bahia e Ismayer

CRONOGRAMA DE SHOWS DO DIA 20-04
19:h DJ Grazy
20h – Reinaldo Gore
21h – Kaê Guajajara
22:30h – Moleques da Pisadinha
0:00 – Betinho Bahia e Ismayer
21/04
09h Natação
10h – Luta Corporal Final
11h Arremesso de lança
13h Bateria da Diversidade
14h Futebol FINAL
17h Desfile da Aldeia
18h – Apresentação com Amarildo Karay / Encerramento.

festa na aldeia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo