Notícias de Maricá

GAM oferece capacitação para artistas e produtores em Maricá

O Grupo de Artistas de Maricá anuncia que estão abertas as inscrições para o Curso de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais. Este curso é uma iniciativa voltada para produtores, artistas e fazedores de cultura da região, com o objetivo de aprimorar suas habilidades na área cultural. Aprovado pelo Programa de Apoio a Arte e Cultura de Maricá (Proac), executado pela Secretaria Municipal de Cultura, o projeto visa capacitar para elaborações focadas nas leis de incentivo, Aldir Blanc e Paulo Gustavo, principalmente.

O curso terá início em 20 de julho, a partir das 13h, na sede da entidade, localizada na Lagoa de Araçatiba, em Maricá. A duração de cada módulo será de 4 horas, com aulas sempre aos sábados. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

O curso terá início com o poeta Fernando Portella, com aulas nos dias 20 e 27 de julho. Ele é o Fundador da Rede Cidade Viva. Engenheiro, poeta e empreendedor com décadas de experiência, antes de atuar no mundo dos empreendedores sociais e digitais, da “Economia Criativa”, Fernando já trilhava o caminho dos negócios socioculturais. Formado em engenharia elétrica, Fernando deixou a carreira em multinacional para dedicar-se ao teatro e à poesia. Sem deixar a poesia, foi também jornalista e editor de periódicos e livros. Das letras, então, abriu-se o caminho da política por meio da cultura. Fernando foi Secretário de Cultura de Petrópolis, Secretário de Cultura e Turismo de Cabo Frio e depois Subsecretário de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Sua experiência como executivo, jornalista, político e poeta levou de volta ao setor privado para realizar projetos socioculturais inovadores em todo o território nacional. Nascia a Engenharia Cultural e o Instituto Cidade Viva: o abraço entre o mundo racional das empresas e o universo intuitivo dos artistas. Unindo sentir, pensar e fazer, a Rede Cidade Viva (empresa, instituto e editora) tornou-se uma espécie de imagem da “vida dupla” de Fernando, de empresário e poeta, uma rede de empreendedores de disciplinas distintas voltados para a realização de empreendimentos sociais e culturais. Todos os alunos inscritos ganharão um exemplar digital do livro de Fernando Portella: “Engenharia Cultural”.

A professora Francis Mizputen, especialista no tema, ministrará o curso nos dias 3 e 10 de agosto. Ela compartilhará conhecimentos valiosos sobre a gestão de projetos culturais, abordando desde a concepção até a implementação. Francis é Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo CPDOC/FGV, com mais de 30 anos de experiência em gestão estratégica de instituições que lidam com ativos intangíveis. Desde 2004, atua no ICCV, sendo responsável pela Produção Executiva e, nos últimos 5 anos, pela Direção de Projetos. Destacam-se suas realizações editoriais, como a premiada coleção bilíngue “River of January”, lançada em seminário na Brown University, e o sucesso do Inventário das Fazendas do Ciclo do Café, cujo site recebeu mais de 12 milhões de visitantes de diversos países. Além disso, coordenou a produção do Guia Cultural do Vale do Café e foi titular das disciplinas Produção Executiva e Elaboração de Projetos na Universidade Candido Mendes por 12 anos.

De acordo com Altamir Costa, presidente do GAM, “É uma honra oferecer uma capacitação de tão alto nível para artistas e produtores de nossa cidade”. A expectativa é de que a realização do curso impulsione a participação de projetos maricaenses nos editais do Rio de Janeiro, do Ministério da Cultura e das empresas que promovem cultura no Brasil.

A Diretora Administrativa do GAM Kikah Monteiro ressalta que “iniciativas de fomento como essa são fundamentais para oxigenar a vida da instituição que vive seu momento ímpar ao completar 30 anos de fundação numa cidade pujante como Maricá”.

Para mais informações e inscrições, entre em contato pelo

WhatsApp: (21)99541-7437.

Serviço:

CURSO DE ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS

Com Fernando Portella e Francis Mizputen

Gratuito  / Aula inicial dia 20 de julho, 13h, na sede do GAM.

GAM – Grupo de Artistas de Maricá

Rua Álvares de Castro, 1277 – Araçatiba, Maricá.

E-mail: grupodeartistasdemarica@gmail.com

Informações e inscrições:  WhatsApp: (21)99541-7437.

Foto: divulgação/ o instrutor Fernando Portella é reconhecido nacionalmente pela sua atuação na “engenharia cultural”

Separar Banners

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo