Maricá: Festival Estudantil de Artes de Maricá começa na próxima semana

A Secretaria de Educação de Maricá, inicia na quinta-feira (17/10) as atividades da semifinal do V Festival Estudantil de Artes de Maricá (Festart). Durante o evento, alunos da rede municipal de ensino vão apresentar seus talentos em seis diferentes modalidades (Pintura e Desenho, Canto – individual e coletivo, Poesia, Teatro e Dança).

O festival é dividido em três momentos: Escolar, que acontece dentro das unidades e é oportunizada para todos os alunos. É nesse momento que acontece a primeira seleção e inscrevem um aluno por modalidade e categoria; em seguida, acontece a Semifinal, quando a seleção é feita por um corpo de jurados técnicos (artistas, escritores e educadores) da cidade. A última etapa é a Final.

“A proposta pedagógica do Festival Estudantil de Artes de Maricá visa demonstrar a importância da Educação dentro e fora de sala de aula. São conhecimentos interdisciplinares e artísticos compartilhados e revelados em um intercâmbio cultural e social. Um projeto com muitos mobilizadores onde o objetivo é evidenciar os múltiplos talentos dos nossos estudantes maricaenses. Parabéns aos envolvidos e boa sorte aos semifinalistas”, desejou a coordenadora de Ensino Vanessa Almeida.

No dia 17 de outubro, às 09h, acontecem as semifinais de Pintura e Desenho na Casa de Cultura de Maricá, que fica no Centro. No dia seguinte, às 09h e 14h, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, vai receber os competidores de Canto, sendo o Individual pela manhã e o Coletivo à tarde.

As semifinais voltam a acontecer no dia 24 de outubro, no CEPT Leonel de Moura Brizola, em Itaipuaçu. Às 09h acontece a modalidade Poesia, enquanto às 14h os alunos da modalidade Teatro se apresentam. No dia 25 de outubro, às 09h, a Dança ganha espaço no Centro de Artes e Esportes Unificados.

“O Festival Estudantil de Artes de Maricá (FESTART) é marcado pelo protagonismo estudantil. Nossas escolas formando e revelando talentos em diversas manifestações artísticas. O projeto também busca promover um intercâmbio cultural ao motivar a participação de estudantes de todas as idades, incluindo estudantes idosos, das redes Municipal, Estadual, Privada e Federal de Ensino de Maricá. Alunos demonstrando habilidades e competências nas escolas, nos palcos e na demonstração de cidadania”, disse a gerente de Projetos Intersetoriais, Priscila França.

Vale ressaltar que as apresentações dos participantes inscritos nas modalidades/categorias serão por ordem de chegada. O transporte e a alimentação do aluno inscrito serão de responsabilidade das escolas.

Sair da versão mobile