A partir desta sexta-feira (1º), Maricá, na região metropolitana do Rio, se transforma na capital da literatura com a 9ª Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM), que vai até o dia 10. Esta edição, a maior já realizada, homenageará o renomado cartunista Ziraldo e reunirá autores de destaque tanto do Brasil quanto do exterior.
Com uma área de mais de 10 mil metros quadrados, o evento oferece shows, debates e atividades para todos os públicos. É uma oportunidade única de aproximar novos leitores e escritores consagrados, como Itamar Vieira Junior, Teresa Cárdenas, Jacques d’Adesky, Valter Hugo Mãe, Conceição Evaristo, Ondjaki, José Eduardo Agualusa, Luiz Antônio Simas e Thalita Rebouças.
Dois palcos serão dedicados à programação musical, que contará com apresentações de Paulinho Moska, Vanessa da Matta, Roberta Sá e o rapper MV Bill. Também estarão presentes os atores Tuca Andrada, José de Abreu e Letícia Sabatella, entre outros convidados.
Para debates, haverá um espaço com capacidade para 400 pessoas. As crianças terão a “Flimzinha”, uma área especial para elas, e a “Tenda Literária Flim” oferecerá estandes de 100 editoras e 180 selos com livros a preços acessíveis. O evento ainda contará com áreas de tecnologia e robótica, um lounge, estúdio de videocast e uma praça de alimentação.
Maricá busca incentivar a formação de leitores e, para isso, distribuirá os chamados “mumbucas literárias” — vouchers para aquisição de livros, em referência à moeda social local. Mais de 30 mil estudantes das 77 escolas municipais receberão esses vouchers.
No ensino superior, 9.460 alunos do programa Passaporte Universitário também terão acesso ao benefício. Professores, servidores das redes de ensino municipal e estadual e aposentados da Secretaria de Educação do município serão contemplados. O investimento é de R$ 12 milhões, com cada beneficiado recebendo um valor de R$ 200.
Maricá: FLIM terá espaço para crianças com homenagem ao cartunista Ziraldo