fila zero
Foto: Clarildo Menezes
Notícias de MaricáSaúde

Maricá: Programa “Fila Zero” de Oftalmologia encerra triagem de pacientes não agendados; saiba mais!

Compartilhe!

A Prefeitura de Maricá, por meio da Fundação Estatal de Saúde (Femar) e da Secretaria de Saúde, finalizou nesta quarta-feira (06/11) a triagem dos pacientes não agendados no Programa “Fila Zero” de Oftalmologia. A iniciativa visa garantir o atendimento prioritário às pessoas já marcadas pela Central de Regulação do município. A ação reforça o compromisso de zerar a fila de espera para atendimentos oftalmológicos na cidade.

Com isso, moradores que ainda não estão acompanhados pela rede municipal, mas que necessitam de assistência oftalmológica, devem procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) de sua região para avaliação. A consulta na USF pode ser agendada através do link. Se necessário, a USF encaminhará o paciente para atendimento especializado, incluindo consultas e exames, a partir da avaliação médica.

Mobilização segue até 07/11 para pacientes agendados

O “Fila Zero” é o maior programa de consultas, exames e cirurgias oftalmológicas da história de Maricá. Entre os dias 29/10 e 05/11, foram realizados mais de 36 mil exames e 8 mil atendimentos no espaço especialmente montado na Rua Jovino Duarte de Oliveira, ao lado do Fórum, em Araçatiba. Com esse esforço, a demanda reprimida por serviços oftalmológicos foi zerada.

Os pacientes previamente agendados pela Central de Regulação continuarão sendo atendidos até esta quinta-feira (07/11).

Cirurgias começam em 11 de novembro
Os pacientes que, durante a triagem, foram diagnosticados com necessidades cirúrgicas, como operações de catarata e pterígio, serão encaminhados para o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí. As cirurgias estão previstas para iniciar na próxima segunda-feira (11/11). Todos os pacientes cirúrgicos terão acesso a duas revisões pós-operatórias, com suporte completo para a recuperação.

Confira também

Maricá Info: Você bem informado!