Programa Fila Zero de Oftalmologia ultrapassa o número de mil cirurgias em Maricá
Entre os dias 11 e 26 de novembro, foram realizadas 1.058 cirurgias de catarata e pterígio no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, no bairro São José do Imbassaí, em Maricá, beneficiando pacientes que passaram por triagem e exames iniciais em Araçatiba, durante o Programa Fila Zero de Oftalmologia.
A iniciativa tem como meta zerar a demanda reprimida por esses procedimentos até dezembro, com a realização de cerca de 3 mil cirurgias oftalmológicas. O programa tem sido crucial para devolver a visão e a qualidade de vida aos moradores, garantindo acesso rápido e eficiente aos tratamentos.
Os pacientes que realizaram a triagem devem ficar atentos ao número cadastrado para receberem informações sobre as datas e horários das cirurgias. Dúvidas e orientações podem ser esclarecidas pela Central “Fila Zero” de Oftalmologia, que atende exclusivamente via WhatsApp pelo número (21) 97184-8956.
A secretária de Saúde, Juliana Nogueira, destacou o impacto transformador do programa na vida dos moradores.
“O Programa ‘Fila Zero’ de Oftalmologia surgiu para atender e solucionar toda a demanda reprimida para consultas, exames e cirurgias de catarata e pterígio na cidade. Isso transforma realidades, já que muitas pessoas poderão, através de operações rápidas e seguras, ter a melhora da sua visão. E seguimos nos dedicando para chegar rapidamente, até dezembro, ao número de 3 mil cirurgias”, afirmou.
O diretor-geral da Femar, Marcelo Rosa, também ressaltou a importância da iniciativa para a população.
A primeira etapa da iniciativa já tinha sido um sucesso em Araçatiba, com mais de 40 mil exames e 10 mil consultas oftalmológicas. Agora, com a fase cirúrgica, solucionamos as demandas de catarata e pterígio já existentes, para que os usuários com novas questões oftalmológicas sejam atendidos pela rede posteriormente. Esse é um esforço coletivo para qualificar a saúde da população”, acrescentou”