Notícias de Maricá

Jornalismo em luto: Morre Alexandra Lambraki, jornalista e ex-presidente do GAM

A jornalista e ex-presidente do Grupo de Artistas de Maricá (GAM), Alexandra Lambraki, faleceu na noite de segunda-feira (9 de dezembro) no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, bairro de Maricá. Conhecida como “A Grega”, Alexandra tinha 82 anos e era natural de Atenas, na Grécia. Há cerca de 40 anos, mudou-se para o Brasil e escolheu Maricá como sua casa, residindo no bairro de Jaconé.

Na década de 1980, fundou o Correio de Ponta Negra, que mais tarde se tornou o Correio da Cidade, um dos principais jornais locais nos anos 1990. Com uma cobertura crítica e detalhada dos acontecimentos de Maricá, Alexandra marcou época com a coluna “Caldeirão da Bruxa”, que expunha irregularidades políticas e sociais da cidade.

Além do jornalismo, Alexandra contribuiu significativamente para a história local com a publicação de Compêndios da História de Maricá e outros livros que retratam a memória da região.

Atuante no cenário cultural maricaense, ingressou no GAM há cerca de 20 anos, trabalhando ao lado de Maria José Galindo e Ivone Tempone para transformar o grupo em um ponto de cultura com reconhecimento nacional. Presidiu o GAM entre 2019 e 2023, sucedendo Ana Maria Horta, e continuou a orientar a instituição mesmo após deixar o cargo.

Diagnosticada com Mal de Parkinson há 15 anos, Alexandra nunca deixou que a doença impedisse suas atividades em prol da cultura e da imprensa local. Sua morte representa uma grande perda para Maricá, deixando amigos e um legado inestimável para a cidade.

Ainda não há informações confirmadas sobre o horário e local do sepultamento, que deve ocorrer no Cemitério Municipal de Maricá.

O Maricá Info lamenta profundamente a perda e se solidariza com familiares e amigos neste momento de dor.

Separar Banners

Relacionados

Botão Voltar ao topo