Moradores de Maricá relatam falta de abastecimento e cobranças irregulares na conta de água
A concessionária Águas do Rio, responsável pelo abastecimento de água em Maricá, tem sido alvo de críticas constantes por parte dos moradores, que denunciam cobranças excessivas e problemas na prestação do serviço. O descontentamento tem ganhado força principalmente nas redes sociais, onde vários consumidores relatam dificuldades em resolver questões relacionadas à fatura e ao atendimento da empresa.
Entre as principais reclamações estão contas com valores elevados sem explicação detalhada, a não entrega das faturas e cobranças por serviços que, segundo os denunciantes, não foram executados. Muitos moradores afirmam que tentaram solucionar os problemas por meio dos canais oficiais da concessionária, mas sem sucesso, sendo necessário recorrer a medidas legais para obter uma resposta.
De Itaipuaçu a Cordeirinho, residentes vêm relatando ao Maricá Info que estão há dias e até semanas sem o fornecimento de água. “Estou com minha pia cheia de louças, no banheiro a coisa já está mais complicada. Vivo com duas crianças, como a gente pode viver assim, sem água?”, questionou uma moradora do bairro Cordeirinho, bairro que há pouco tempo passou a contar com a rede de abastecimento, ou melhor, desabastecimento da Águas do Rio.
Nós questionamos a empresa sobre quais investimentos estão realizando para ampliar a captação e melhorar a distribuição em Maricá. Em resposta, a “Águas do Rio informa que, desde que assumiu a distribuição de água em Maricá, vem investindo e ampliando o serviço no município para avançar com a universalização do abastecimento na cidade. Conforme estabelecido pelo Plano Diretor de Água, apresentado à agência reguladora (Agenersa) e ao município, serão realizados investimentos de mais de 360 milhões para universalizar o serviço até 2033. Até o momento, mais de 100 km de rede foram implantados no município e cerca de 53 mil pessoas tiveram acesso à água tratada pela primeira vez. Em relação a São José do Imbassaí, estudos vêm sendo realizados para que a região também seja atendida.”
A concessionária ainda disse que está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas e prestar os devidos esclarecimentos. Para isso, disponibiliza atendimento 24 horas pelo telefone 0800 195 0 195, que também pode ser acionado via WhatsApp. Além disso, a empresa oferece suporte por meio do aplicativo Águas App e pela agência virtual em seu site oficial.