Notícias de MaricáTempo

Maricá: Defesa Civil atende 16 ocorrências durante passagem de frente fria

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil atendeu a 16 chamados neste sábado (05/04), em decorrência da passagem de uma frente fria na região. Para atuar ao longo do fim de semana, o órgão mobilizou 130 agentes — com um total de 200 em estado de prontidão —, além de contar com o apoio de 15 viaturas e sete embarcações.

Em Itaipuaçu, foram registradas quedas de árvores e pontos de alagamento ao longo do dia. No distrito do Centro, as equipes também lidaram com quedas de árvores, um deslizamento leve de rochas, a queda de um muro por conta da chuva e um desbarrancamento provocado pela erosão marítima. Os rios da cidade se mantiveram dentro da normalidade. As equipes seguem realizando vistorias preventivas.

As ações foram coordenadas com o apoio de diferentes setores da Prefeitura, entre eles a autarquia Somar (Serviços de Obras de Maricá), a Sanemar (Companhia de Saneamento), além das secretarias de Assistência Social, Educação e Segurança Cidadã.

“Estamos desde cedo de prontidão. A ação preventiva entre Defesa Civil e Somar, articulada pela Secretaria de Governo (limpeza de rios e canais e desobstrução de córregos e bueiros) foi determinante para uma melhor dispersão das águas. Desde antes do evento foi realizada articulação com a Somar, que forneceu equipamentos e homens, com a Sanemar, que providenciou caminhões vacol (usado para sugar líquidos, lama e resíduos de um local para o tanque) e pipa d’água. A Secretaria de Assistência Social disponibilizou os agentes e a Educação, com os abrigos”, afirmou o secretário Danilo Santos.

No bairro da Amizade, as equipes foram acionadas para retirar duas famílias em duas residências localizadas na Rua Prefeito Joaquim Mendes, que corriam risco de desabamento. Os moradores foram encaminhados para a Escola Municipal Marcus Vinícius Santana, que funciona como ponto de apoio, e serão acompanhados pelas equipes da Secretaria de Assistência Social. Também no bairro da Amizade, houve um pequeno deslizamento de terra, mas sem feridos.

Em Inoã, a Defesa Civil foi acionada para atender a um chamado em uma residência localizada na Estrada Velha de Maricá que sofria infiltrações em decorrência da chuva. Técnicos irão fazer uma análise mais detalhada para averiguar a gravidade da situação.

Estágio de Alerta

Maricá segue em estágio de alerta neste sábado (05/04) por causa da passagem de uma frente fria que mantém o tempo instável na cidade. Este é o quarto nível em uma escala de cinco (normalidade, observação, atenção, alerta e alerta máximo).

O maior acumulado de chuva registrado nas estações pluviométricas do município em 24 horas foi no segundo distrito, na estação pluviométrica do Espraiado, com 147 mm. As demais estações da cidade registraram 100 mm (Itaipuaçu), 100 mm (Inoã) e 90 mm (Itapeba).

Vale frisar que as equipes da Defesa Civil de Maricá permanecem de prontidão 24 horas no centro operacional e podem ser acionadas pelos telefones 199 ou pelo WhatsApp (21) 98294-3235. Caso haja a necessidade, o número de agentes de plantão poderá dobrar para atender para atender possíveis ocorrências.

Pontos de apoio

O município disponibiliza 16 pontos de apoio distribuídos nos quatro distritos da cidade, entre eles na Escola Municipal Amanda Penna, no Bananal; nos Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Leonel Brizola, no Jardim Atlântico Leste, em Itaipuaçu; no Centro Educacional Joana Benedicta Rangel, no Centro e CEPT Professora Zilca Lopes da Fontoura, também no Centro e na Escola Municipal Aniceto Elias, em Inoã.

Previsão do Tempo

No domingo (06/04), por conta do enfraquecimento do transporte da umidade, a chuva deve perder intensidade. A previsão é de chuva fraca a moderada, que podem acontecer a qualquer momento. Os ventos terão intensidade fraca a moderada. A temperatura mínima prevista é de 20ºC e a máxima é de 26ºC.

Separar Banners

Relacionados

Botão Voltar ao topo