Maricá retoma cirurgias de catarata com novo serviço de oftalmologia no Hospital Che Guevara
O Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em Maricá, passou a contar com um novo serviço de oftalmologia que já está realizando cirurgias de catarata e outros procedimentos especializados. A iniciativa, segundo o secretário de Saúde Marcelo Costa Velho, representa um avanço importante para a população, que agora passa a ter acesso contínuo a atendimentos oftalmológicos gratuitos na rede pública municipal.
“Já estamos acompanhando as cirurgias de catarata e outros procedimentos oftalmológicos. É um serviço contínuo, com fluxo regular, que veio para ficar”, afirmou o secretário, durante visita à unidade ao lado da diretora do hospital, Ana Paula, e do médico responsável pelo setor, Dr. Bernardo.
De acordo com Dr. Bernardo, o serviço vai permitir a realização de até 700 procedimentos por mês. Ele destacou que os pacientes atendidos anteriormente nos mutirões de oftalmologia podem procurar o posto de saúde mais próximo para dar continuidade ao tratamento.
“Queria convidar todos que foram atendidos na tenda, no mutirão de atendimento, e que foram diagnosticados com catarata — mesmo aqueles que já fizeram a cirurgia de um dos olhos — a procurarem o posto de saúde mais próximo e deixarem seu nome e telefone. A Secretaria de Saúde vai entrar em contato para agendar a reconsulta pré-avaliatória. O encaminhamento será feito via regulação municipal e nós vamos tomar as devidas providências para a complementação do tratamento”, explicou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Maricá Info no WhatsApp e receber as notícias gratuitamente.
O médico ainda ressaltou que a entrega do serviço marca mais um avanço na estrutura do hospital desde o início da atual gestão, em janeiro de 2025. “Iniciamos com colonoendoscopia, depois proctologia, e agora temos o orgulho de oferecer oftalmologia. É a saúde de Maricá revolucionando a revolução”, declarou.
O serviço contempla consultas, exames e procedimentos cirúrgicos, com prioridade para os pacientes já diagnosticados com catarata. A expectativa é de que o atendimento continue em expansão, proporcionando mais qualidade de vida à população maricaense.