Maricá realiza encontro sobre distribuição de renda com participação de Eduardo Suplicy
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Economia Solidária e Empreendedorismo Social, promoveu no domingo (25/05) o evento “Caminhos para Equidade Social”, no auditório do Banco Mumbuca, no Centro da cidade. A iniciativa reuniu autoridades e especialistas para debater políticas públicas voltadas à promoção da cidadania e da renda básica.
O encontro contou com a presença do deputado estadual por São Paulo, Eduardo Suplicy, referência nacional nas discussões sobre renda básica. Durante sua participação, o parlamentar destacou a trajetória da política de transferência de renda em Maricá, mencionando um encontro em 2015 com o então prefeito Washington Quaquá como um marco na consolidação da ideia no município.
“É sempre uma satisfação falar sobre renda básica. Em 2015, em São Paulo, em uma palestra sobre direitos humanos, encontrei com o prefeito Washington Quaquá e ele me disse que queria aplicar a renda básica em Maricá. É bom ver o sucesso por aqui. Vai chegar o dia em que toda pessoa de Maricá vai poder receber o Mumbuca”, disse Suplicy.
Na ocasião, Suplicy também foi homenageado com uma placa de honra ao mérito pelos serviços prestados ao país em prol da cidadania e da renda básica.
Além do deputado, participaram do encontro a deputada estadual Zeidan, a vereadora Adriana Costa, o secretário de Economia Solidária e Empreendedorismo Social, Matheus Gaúcho, o subsecretário Adalton Mendonça, entre outras lideranças políticas e comunitárias.
Maricá vem ganhando destaque no cenário nacional e internacional pelas políticas de economia solidária e pelo uso da moeda social Mumbuca, operada pelo Banco Mumbuca. O modelo adotado no município tem atraído o interesse de gestores públicos de diferentes regiões do Brasil e de outros países.
Congresso internacional sobre renda básica
Em reconhecimento às suas práticas, Maricá sediará nos dias 25 e 26 de agosto o Congresso da Rede Mundial da Renda Básica (BIEN – Basic Income Earth Network), tornando-se a segunda cidade brasileira a receber o evento. O congresso reunirá especialistas, acadêmicos e gestores públicos para discutir renda básica, economia solidária e proteção social, com destaque para a experiência local e de outras cidades que implementam políticas semelhantes.