Quaquá volta a prometer transformação radical em Maricá: “Agora é fazer diferente” [vídeo]
![Quaquá volta a prometer transformação radical em Maricá: “Agora é fazer diferente” [vídeo] 1 quaqua fala marica 211 anos](https://maricainfo.com/wp-content/uploads/2025/05/quaqua-fala-marica-211-anos.jpg)
Durante a sessão solene pelos 211 anos de emancipação político-administrativa de Maricá, realizada nesta segunda (26), o prefeito Washington Quaquá (PT) fez um discurso marcado por balanço de gestões passadas e promessas de transformação acelerada para o futuro da cidade.
“Esse é meu primeiro aniversário de Maricá desde o retorno ao cargo. Já tô velhinho e não merecia esse ritmo de trabalho, mas Maricá merece tudo o que a gente pode dar”, brincou Quaquá ao iniciar a fala diante de autoridades e lideranças locais.
O prefeito relembrou o cenário encontrado em 2009, quando assumiu pela primeira vez a prefeitura: ausência de creches, escolas em ruínas, hospital sem estrutura e apenas 20 quilômetros de asfalto concentrados no centro. Segundo ele, desde então, a cidade deu um “imenso salto”. “Fizemos treze creches, mais de 500 km de asfalto. Saí com um orçamento de R$ 680 milhões e hoje retorno com a cidade contando com R$ 7 bilhões.” Disse.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Maricá Info no WhatsApp e receber as notícias gratuitamente.
Com base nesse novo orçamento, Quaquá disse estar promovendo ajustes na máquina pública e na economia do município. “A maioria do povo concorda com as mudanças. Não vamos repetir o erro de cidades como Macaé, Cabo Frio e Campos, que torraram o dinheiro do petróleo como filhos de ricos que gastam a fortuna do pai.”
Entre os projetos destacados, está a construção dos CEPTs – Campos de Educação Pública Transformadora. As unidades terão ensino de tempo integral, com atividades culturais, científicas e técnicas. “Vamos ter aulas de inglês, mandarim, arte, manejo da terra. Criança entra de manhã e sai à noite com banho tomado, alimentada e educada”, afirmou.
O prefeito também defendeu foco nos investimentos sociais com responsabilidade. “Vamos cortar os excessos e garantir que os programas sociais atendam quem realmente precisa. Quem trabalha vai receber bem, mas não vamos gastar com o que não tem foco.”
Em tom de ambição, Quaquá projetou uma Maricá com protagonismo global. Ele lembrou a realização da reunião dos BRICS na cidade, com prefeitos de quase 20 países reunidos na Barra de Maricá, e disse que o município será uma cidade mundial. “Vamos trocar cultura, recursos e conhecimento com o mundo. Temos a ousadia de querer ser uma cidade global – e seremos.”
Ao encerrar, o prefeito reforçou a promessa de acelerar as mudanças no município. “Nesses próximos quatro anos, o futuro de Maricá vai se acelerar. Será a revolução dentro da revolução que já começamos a construir.”