Notícias de MaricáSaúde

Mahatma Gandhi: Organização social que administra saúde em Maricá é alvo de operação; entenda!

Uma operação deflagrada na última quinta-feira (7) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em conjunto com o Ministério Público de São Paulo e de outros estados, investiga a Associação Mahatma Gandhi – uma Organização Social (OS) que administra unidades de saúde em diversos municípios, inclusive Maricá – por suspeita de desvio de recursos públicos que podem ultrapassar R$ 1,6 bilhão. Batizada de “Operação Duas Caras”, a ação apura um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro na gestão da OS, que teria utilizado empresas de fachada para superfaturar contratos e desviar verbas após vencer licitações para gerir serviços de saúde em cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nove integrantes da diretoria do Hospital Psiquiátrico Mahatma Gandhi, sede da associação em Catanduva (SP), foram presos temporariamente. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em mais de uma dezena de municípios, incluindo Maricá, onde a OS atua na rede pública.

No município, as diligências ocorreram nas unidades de saúde administradas pela Mahatma Gandhi na manhã de quinta-feira (07/08). A associação é responsável pela gestão do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro, das UPAs de Inoã e do Posto Santa Rita, em Itaipuaçu, além das três bases do SAMU.

Em nota enviada ao Maricá Info, a Prefeitura informou que acompanha de perto a operação e reforçou que não é parte de nenhum processo relacionado à investigação do Ministério Público. “A Prefeitura de Maricá está atenta às diligências realizadas quinta-feira (07/08) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) nas unidades de saúde administradas pela Organização Social (OS) Mahatma Gandhi, incluindo em serviços de urgência e emergência do município. Importante destacar que: o governo municipal não é parte de qualquer processo do Ministério Público relacionado a essas unidades e assegura que não há risco de interrupção ou prejuízo na prestação dos serviços de saúde. Reforçamos ainda que a Prefeitura vem trabalhando na implementação de novos modelos de gestão na área da saúde para a garantia de mais eficiência, qualidade nos serviços e valores compatíveis. A Prefeitura apoia as ações do Ministério Público e da Justiça.”

Mesmo com a investigação em curso, a Justiça determinou intervenção na OS para garantir a continuidade dos serviços, proibindo a suspensão dos contratos de gestão por pelo menos 30 dias, a fim de evitar interrupções abruptas no atendimento e prejuízos aos trabalhadores. Nas últimas semanas, o Maricá Info vem recebendo relatos de atrasos nos pagamentos de profissionais de saúde contratados pela Mahatma Gandhi, além de problemas na limpeza do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, com equipes reduzidas e acúmulo de lixo, e falhas na rouparia hospitalar, como falta de lençóis e materiais adequados para os pacientes. Esses problemas levantam preocupações sobre a qualidade dos serviços prestados no município e podem estar ligados à má gestão investigada pelo Ministério Público. A própria apuração aponta que a atuação irregular da OS gerou prejuízos no atendimento, incluindo registros de mortes e um elevado número de ações trabalhistas movidas por funcionários. A investigação segue em andamento.

Relacionados

Botão Voltar ao topo