Quaquá comenta sobre distorções no ‘Bolsa Mumbuca’ em Maricá: “Tinha gente recebendo R$ 8 mil”
O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, publicou um vídeo em seu perfil pessoal no Instagram nesta sexta-feira (05/09) em que voltou a falar sobre a Moeda Social Mumbuca e os rumos da economia da cidade.
Na gravação, Quaquá lembrou que foi o criador do programa em seu primeiro mandato, mas afirmou que parte dos beneficiários estaria utilizando indevidamente os recursos. Segundo ele, há casos de pessoas recebendo valores altos sem realmente precisar do benefício.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Maricá Info no WhatsApp e receber as notícias gratuitamente.
“Ah, você sabe quem criou Mumbuca? Quem criou o Mumbuca fui eu, no meu primeiro governo. Mas eu sei muito bem que a necessidade das pessoas de terem um apoio, as pessoas que são mais pobres, que não têm absolutamente como sobreviver porque têm um filho doente, porque têm problemas, já passou da idade de trabalhar ou ainda não conseguiu. […] Mas qual o problema? O problema é que tem muita gente que não precisa e que tá encostando nos programas sociais”, disse.
Quaquá afirmou que já iniciou cortes e que pretende ampliar a revisão nos próximos meses:
“Muita gente não consegue mais contratar um trabalhador, porque tem gente hoje ganhando oito mil reais de Mumbuca. Tinha, porque eu já cortei e vou cortar mais ainda de quem não precisa, pra dar pra quem precisa.”
O prefeito também destacou a expectativa de crescimento econômico e geração de empregos com obras e novos empreendimentos previstos para Maricá:
“Em Maricá a economia tá bombando. Nós vamos ter agora o shopping center, o porto, o resort, mais de quinze mil empregos sendo gerados na cidade. A prefeitura vai começar agora em setembro, outubro, diversas obras que nós também vamos precisar de mais de dez mil trabalhadores.”
Para Quaquá, os programas sociais devem atender a quem realmente precisa, mas o foco da cidade deve ser a geração de emprego e renda:
“É o trabalho que dignifica o ser humano. […] O que não pode é ficar com condições de trabalhar nas costas da prefeitura. Hoje um empresário não consegue contratar ninguém em Maricá porque muita gente se encostou no Mumbuca. Eu vou cortar isso pra poder fazer a economia gerar e a tua vida melhorar.”
Recentemente, a prefeitura de Maricá anunciou o rompimento do contrato com o Instituto E-dinheiro, que administra o pagamento dos programas sociais da cidade (RBC, Auxílio Cuidar, Recomeçar Sem Violência, Auxílio-Alimentação, entre outros), pagos na Moeda Social Mumbuca. Isso causou uma série de desconfianças de usuários e das empresas. A prefeitura tranquilizou todos, informando que nada mudará, que os beneficiários continuarão recebendo e as empresas também receberão os recursos, sem nenhuma mudança.