Notícias de MaricáSegurança

Maricá terá 300 agentes de segurança por dia durante o Carnaval 2025

A Prefeitura de Maricá implementou um esquema especial de segurança para garantir a organização do Carnaval. Com um efetivo superior a 300 agentes de segurança e mais de 385 fiscais de Postura, a cidade estará monitorada nos quatro distritos municipais ao longo de todos os dias da festa.

Além do efetivo humano, a cidade contará com um aparato tecnológico. O Centro Integrado de Operações na Segurança Pública (Ciosp) operará com 595 câmeras de circuito fechado (CFTV) e 164 câmeras OCR. Uma base móvel de monitoramento será instalada em Ponta Negra para reforçar a vigilância, além de dois reboques disponíveis para apoio das equipes.

A Secretaria de Segurança Cidadã mobilizou uma média de 160 agentes e 30 viaturas da Guarda Municipal. O Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), uma parceria com a Polícia Militar, ofereceu 136 vagas para policiais interessados em reforçar o policiamento local. Outros 17 servidores atuarão em Regime Adicional de Serviço, totalizando 313 agentes e 64 viaturas empregadas.

O Secretário de Segurança Cidadã, Coronel Julio Veras, destacou a integração entre os órgãos municipais e estaduais para garantir um evento seguro.  “Nós esperamos o maior carnaval da história de Maricá. A gente espera um aumento extremamente significativo da população flutuante, mas todos os órgãos da prefeitura estão muito antenados. Há uma integração com os órgãos municipais e estaduais (sobretudo de segurança pública), para termos um carnaval em que prevaleça a alegria do folião”, disse Veras.
Fiscalização de Postura Reforçada

A Secretaria de Transportes e Postura escalou 380 fiscais para atuar em 15 pontos estratégicos. O primeiro distrito contará com 205 servidores em locais como Araçatiba, Bambuí, Barra de Maricá, Centro, Cordeirinho, Jacaroá, Parque Nanci e Ponta Negra, onde também serão instaladas 29 barreiras. No quarto distrito, 180 fiscais atuarão em Santa Paula, Praça do Ferreirinha (Itaipuaçu), Palco Orla / Circuito Pepe Maneiro e Circuito Claudinho Guimarães.

A operação tem um caráter educativo e preventivo, visando conscientizar a população e reforçar a segurança. Os fiscais também atuarão no comércio ambulante e na comercialização de bebidas, substituindo recipientes de vidro por vasilhames plásticos.

O Secretário de Transportes e Postura, André Casquinha, destacou que a prefeitura trabalha com um plano operacional abrangente. “Para esse carnaval, temos nos preparado para garantir a segurança e o bem-estar dos participantes. Estamos trabalhando em conjunto com outros órgãos municipais em um plano operacional e estratégico responsável por garantir a qualidade dos serviços e a integridade da população nos diversos pontos de festa”, revelou o secretário de Transportes e Postura, André Casquinha.


Além disso, a pasta estará atenta à mobilidade urbana, garantindo a segurança no transporte coletivo gratuito (Vermelhinhos) e nos serviços de transporte complementar, como vans, táxis e mototáxis.

Separar Banners

Relacionados

Botão Voltar ao topo