Câmeras da Prefeitura de Maricá contribuem para a recuperação de seis veículos em apenas cinco dias
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, registrou a apreensão e/ou recuperação de seis veículos entre os dias 3 e 7 de abril, com o auxílio do sistema de monitoramento urbano operado pelo Centro de Integração de Operações em Segurança Pública (Ciosp). As ações ocorreram em diferentes bairros da cidade e contaram com o apoio de policiais militares.
São 774 câmeras instaladas em pontos considerados estratégicos, operando 24 horas por dia. A cidade é monitorada por equipamentos de CFTV e OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), utilizados para leitura de placas e verificação junto ao banco de dados da Secretaria de Segurança.
A central do Ciosp realiza análises em tempo real das imagens por meio do serviço 190 Integrado, mantendo contato direto com as forças policiais para acionar equipes sempre que há identificação de situações de risco.
Entre os casos registrados, destaca-se a detecção de um veículo com indícios de clonagem, identificado enquanto circulava pela cidade. Em outra ocorrência, na segunda-feira (7), um carro com restrição de furto/roubo foi localizado após ser flagrado pela central entrando em Maricá pela Serra do Mato Grosso, na divisa com Saquarema. O veículo foi interceptado na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), próximo ao bairro Condado.
Na sexta-feira (4), outro carro com sinais de clonagem foi identificado ao passar pela Avenida Itaipuaçu em direção à Estrada dos Cajueiros. Após o alerta, agentes do Proeis localizaram o veículo na Rua 87, onde o condutor foi detido em flagrante ao entrar na garagem de um imóvel.