Polícia Civil realiza em Maricá operação contra expansão territorial de facção no Rio e em outros estados
Policiais civis da 60ª DP (Campos Elíseos), em ação conjunta com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), realizaram na manhã desta terça-feira (13/05) uma megaoperação contra uma quadrilha interestadual acusada de abastecer o Comando Vermelho com armas e drogas. A operação, batizada de “Contenção”, teve como um dos focos o município de Maricá, na Região Metropolitana do Rio.
A cidade foi um dos locais onde agentes cumpriram mandados de prisão e de busca e apreensão. No total, a operação teve como alvos 22 mandados de prisão e 39 de busca em endereços localizados no Rio de Janeiro, incluindo Maricá e Resende, além de outros estados como São Paulo, Mato Grosso e Rondônia. Até o momento, seis pessoas foram presas.
De acordo com as investigações, o grupo criminoso mantinha uma estrutura sofisticada e articulada que envolvia núcleos em comunidades do Rio e integrantes atuando em outras regiões do país. A quadrilha era responsável pelo fornecimento de armamento pesado e entorpecentes para fortalecer o poder bélico da facção criminosa, inclusive em tentativas de expansão na Zona Oeste da capital e em outros estados.
A Polícia Civil identificou movimentações financeiras suspeitas que somam R$ 5 milhões em menos de um mês, o que motivou o pedido de bloqueio de aproximadamente R$ 40 milhões em bens e valores ligados a pessoas físicas e jurídicas do grupo. A lavagem de dinheiro e o uso de documentos falsos também fazem parte das condutas investigadas.
A operação busca não apenas prender os envolvidos, mas também asfixiar financeiramente o esquema criminoso, interrompendo o fluxo logístico de armas e drogas ao Comando Vermelho. Segundo as autoridades, essa é uma ofensiva estratégica para conter o avanço territorial da facção e desmantelar sua estrutura financeira e operacional.
Além da 60ª DP e do Gaeco, a ação contou com apoio do Gabinete de Recuperação de Ativos (GRA), Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Exército Brasileiro, Homeland Security Investigations dos Estados Unidos, bem como das Polícias Civis dos estados envolvidos. Delegacias especializadas e a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) também deram suporte às diligências desta terça-feira.
Essa fase da Operação Contenção reforça os esforços das autoridades para combater o crime organizado em diferentes frentes, atingindo inclusive municípios como Maricá, que vem sendo utilizados por facções para expandir suas operações.