Novo CEPT de Maricá receberá o nome do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica; saiba mais!
O ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, será homenageado por Maricá com o nome do proximo Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) do município, que será construído no bairro da Mumbuca. A homenagem foi anunciada após a morte do líder uruguaio, ocorrida na terça-feira (13), aos 89 anos.
Mujica havia sido diagnosticado com câncer de esôfago em abril de 2024. Em janeiro deste ano, ele revelou que o tumor havia se espalhado para o fígado e afirmou que, “por ser um idoso”, seu corpo não suportaria novos tratamentos.
A iniciativa da homenagem partiu do prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), que publicou em uma rede social:
“Ex-presidente do Uruguai, Mujica foi muito mais que um político: foi um símbolo de coerência, humildade e compromisso com os ideais de justiça social. Sua partida deixa uma lacuna imensa na luta por uma América Latina mais humana, solidária e igualitária.”
O novo campus, localizado no bairro da Mumbuca atenderá estudantes a partir dos 6 anos e contará com infraestrutura diversificada: salas de aula, laboratórios de ciências, ginásio esportivo, centro olímpico, estúdios de dança, música e artes, academia de ginástica, brinquedoteca, biblioteca, horta comunitária, salas de jogos e um espaço lúdico-pedagógico.
Segundo o prefeito, o projeto educacional “retoma o legado de Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e Leonel Brizola — defensores históricos de uma escola pública democrática e de tempo integral”.