Maricá firma convênio para criação de programa de estágio no Fórum da cidade

Um convênio firmado entre a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), a Universidade de Vassouras e a OAB local, vai possibilitar a abertura de vagas de estágio para estudantes de Direito. A parceria foi apresentada em reunião nesta segunda-feira (25/08), no Fórum de Maricá.
O acordo prevê inicialmente de 10 a 20 vagas de estágio voluntário voltadas a alunos da Universidade de Vassouras. A expectativa, no entanto, é de que o programa seja expandido para outros órgãos do sistema de justiça do município, chegando a até 100 oportunidades à medida que novas parcerias sejam formalizadas.
Diferente dos estágios tradicionais, os selecionados irão atuar diretamente com magistrados e servidores nas serventias do Fórum, acompanhando de perto a rotina do Judiciário. O processo de seleção deve priorizar estudantes com melhor desempenho acadêmico.
O secretário de Justiça e Cidadania, Eduardo Carlos de Souza, destacou que a iniciativa vai aproximar os estudantes da prática jurídica. “Permitirá que os estudantes estagiem diretamente com os juízes e nas serventias do Fórum. Estamos atendendo a missão que nos foi atribuída pelo prefeito Washington Quaquá de ampliar o acesso às oportunidades educacionais, especialmente na área do Direito”, afirmou.
Já a presidente da OAB Maricá, advogada Lucivani Neves, reforçou o caráter formativo do programa. “Os novos estagiários poderão compreender e ter acesso aos procedimentos reais dentro de um tribunal, vivenciando de forma concreta a prática jurídica. É uma oportunidade única de aprendizado para aqueles que estão iniciando na profissão”, disse.
Segundo os organizadores, os trâmites para o início das atividades já estão em andamento, com a emissão do Cadastro de Estágio (CEI) pelo Tribunal de Justiça.