Originários: curta filmado em Niterói e Maricá resgata identidade brasileira

O curta-metragem Originários, dirigido por Oscar Francisco e com roteiro de Renê Belmonte, apresenta uma narrativa que destaca a identidade e as raízes brasileiras por meio de personagens que assumem o papel de super-heróis nacionais. O lançamento acontecerá em outubro, durante a Niterói Expo Geek, um dos maiores eventos de cultura pop e diversidade da região.
A concepção do projeto é de Ellyan, ator, roteirista e quadrinista, que também protagoniza e produz o filme. O elenco reúne Claudia Macedo, Denilson Graco, Fel Travassos, Maryellen Vieira e conta ainda com a participação especial de Kiko Pissolato.
“Esse projeto é a realização de um grande sonho e tem como objetivo valorizar nosso país. É uma honra ter criado essa história, vê-la ganhando forma e ainda participar da produção e do elenco desta obra, cuja narrativa se desenrola nas ruas de Niterói e Maricá, cidades de tradições e história entrelaçadas à cultura indígena”, afirma Ellyan.
O curta integra uma produção contemporânea voltada para o resgate da ancestralidade e para reflexões sobre pertencimento, memória e resistência cultural, reforçando o compromisso de Ellyan em utilizar a arte como instrumento de valorização da identidade nacional.
Sinopse do curta:
O protagonista Elder Silva, recentemente desperto como o avatar do deus Tupã, vê-se involuntariamente colocando em perigo sua mãe, Dona Ceiça, ao liberar poderes fora de controle. Desesperado para salvar sua mãe, Elder inicia uma jornada em busca da cura, contando com a ajuda de Evelyn, a Convergente, e Vélox, um ágil ginasta. O Pajé Arari, guardião dos conhecimentos ancestrais, relutantemente revela a complexa dinâmica dos dons e o alto preço da cura.
Este projeto é uma realização da Prefeitura de Niterói, Secretaria Municipal das Culturas, Governo Federal e Ministério da Cultura, através da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.