Itaipuaçu: Obras do guia-corrente seguem paralisadas; entenda o motivo!
Iniciadas em 2019, a obra de construção do guia-corrente da foz do canal do Recanto de Itaipuaçu seguem paralisadas desde junho deste ano, quando o TCE suspendeu uma licitação para aquisição de pedras pela Autarquia de Obras de Maricá, a Somar. As obras tinham como previsão de término em 2026.
Desde então, frequentadores e principalmente pescadores se questionam quando as obras vão retornar, já que parou pouco menos da metade da construção.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Maricá Info no WhatsApp e receber as notícias gratuitamente.
Vale lembrar, que o então projeto aprovado não previa a tão falada piscina natural anunciada pelo prefeito Quaquá em diversas ocasiões. O projeto previa apenas uma proteção para entrada e saída do canal, permitindo a navegabilidade, já que constante ressacas jogam areia para a foz, impossibilitando a passagens de pequenas embarcações.
Nós questionamos a prefeitura sobre o motivo da paralisação da obra e se há uma previsão para a retomada dos trabalhos e para a conclusão das intervenções no local. Em reposta, a “prefeitura de Maricá, por meio da Autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar), informa que a obra foi paralisada para ajustes nas licenças ambientais. O município está elaborando estudos técnicos para comprovar a regularidade da licença de construção.”
A resposta da prefeitura indica uma possível mudança no projeto aprovado no Instituto Estadual do Ambiente, que não previa a longa extensão de 4km do quebra-mar anunciado pelo prefeito da cidade.


