Notícias de Maricá

Pesquisa mostra liderança de Ricardinho Netuno (PL) em cenário para deputado federal em Maricá

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Iguape nos dias 5, 6 e 7 de setembro de 2025 com 620 eleitores de Maricá revelou o cenário eleitoral para deputado federal nas eleições de 2026. O levantamento, que ouviu 300 homens e 320 mulheres, tem margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

Cenário espontâneo

No cenário espontâneo — quando o entrevistado responde sem o auxílio de uma lista — o eleitorado de Maricá ainda demonstra baixo grau de definição para o cargo de deputado federal. Apenas 0,3% citaram Ricardinho Netuno (PL), seguido por 0,2% que mencionaram um candidato do PL e 0,2% Kauã Poubel (PL). Fabiano Horta (PT) foi lembrado por 0,2% dos entrevistados, enquanto 92,3% não souberam ou não quiseram responder.

Cenário estimulado
No cenário estimulado — quando é apresentada uma lista de nomes aos entrevistados — o atual vereador Ricardinho Netuno (PL) aparece na liderança com 31,1% das intenções de voto, seguido por Diego Zeidan (PT), com 14,2%, e Altineu Côrtes (PL), com 5,5%.

Na sequência aparecem Manoela Peres (5,3%), Dimas Gadelha (3,5%) e General Pazuello (2,3%). Brancos e nulos somam 7,1%, enquanto 31% dos entrevistados declararam não saber ou não opinaram.
O resultado indica que Ricardinho Netuno vem se despontando como o principal nome local para a disputa de uma vaga na Câmara dos Deputados, mas o alto índice de indecisos mostra que o quadro ainda pode sofrer alterações significativas até o início oficial da campanha, lá em 2026.

Tal cenário favorável ao vereador Netuno é resultado do reconhecimento de seu trabalho como vereador em Maricá, onde figura como ferrenho oposicionista ao governo do PT na cidade, desde seu primeiro mandato, que se iniciou em 2017. A pesquisa perguntou aos entrevistados sobre qual vereador está com melhor atuação na Câmara Municipal de Maricá e Netuno foi a escolha de 22,4% dos entrevistados, seguido do vereador Aldair de Linda (11,5%), Hadesh (10%), entre outros.

Relacionados

Botão Voltar ao topo