Moeda MumbucaNotícias de Maricá

Maricá: Mumbuca na conta, mas há poucos comércios recebendo a moeda social no novo sistema

A mudança na plataforma de pagamento dos programas sociais de Maricá, como o Renda Básica de Cidadania (RBC), conhecido como Bolsa Mumbuca, do Auxílio Cuidar, Mumbucão, entre outros, afetou não somente aos beneficiários, mas também aos comerciantes que vendem suas mercadorias e serviços através da Moeda Social Mumbuca, principalmente os Microempreendedores individuais e pequenas empresas.

Estes estão enfrentando problemas com o aplicativo do Mumbuca, que deixou de ser gerido pela plataforma E-Dinheiro. Muitos relatos de instabilidade no app, aplicativo que não solicitou os documentos, aplicativo que não libera a conta, sem contar que muitos que foram aprovados relatam que no app não aparece opções de recebimento, como demonstrado em vídeo pelo banco Mumbuca.

Vale relembrar que a prefeitura mudou o cronograma de pagamento dos benefícios sociais pago em Moeda Mumbuca neste mês de outubro devido a essa transição mais lenta do que o esperado para a nova plataforma. No final da noite da última sexta-feira (10/10) foi pago o Renda Básica de Cidadania (RBC) a mais de 50 mil beneficiários do programa, mas muitos relatam que grande parte dos comércios da cidade ainda não estão recebendo na moeda, o que demonstra que o Banco Mumbuca precisa agilizar a aprovação de contas comerciais para que a economia gire para essas famílias.

Durante o sábado (11/10), equipes do Banco Mumbuca e da Secretaria de Economia Solidária visitaram estabelecimentos de médio e grande porte para tirar dúvidas sobre o novo aplicativo e resolver quaisquer dificuldades com os pagamentos, no entanto, os pequenos comerciantes, que realmente movimenta a economia das pessoas da cidade, continuam com problemas ao tentar acessar o aplicativo no modo PDV para realizar vendas.

Os depósitos dos benefícios Renda Básica de Cidadania e Mumbuca Indígena, que somam R$ 16,5 milhões de Mumbucas, foram realizados entre sexta-feira e sábado, o que aumentou a movimentação no comércio. Filas se formaram em diversos estabelecimentos que estavam aceitando e Moeda Social pela lentidão do sistema que foi subdimensionado e não vem aguentando o número de acessos simultâneos, o que pode causar quedas constantes.

Os próximos pagamentos previsão pelo cronograma de Outubro é para o dia 15, quando receberão os funcionários da prefeitura pelo Auxílio Alimentação e o Aluguel Social para famílias que foram retiradas de suas casas por riscos de alagamentos ou deslizamentos.

 

Relacionados

Botão Voltar ao topo