Maricá (RJ) pode ter abastecimento de água afetado por manutenção; entenda!
Os distritos de Inoã e Itaipuaçu, em Maricá, poderão ter o fornecimento de água temporariamente reduzido na próxima quinta-feira (16/10) devido à manutenção anual do Sistema Imunana-Laranjal, realizada pela Cedae. O serviço está programado para acontecer das 4h às 22h e exigirá a paralisação temporária da captação de água bruta e da produção na Estação de Tratamento de Água (ETA) Laranjal, que também atende os municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e a Ilha de Paquetá.
De acordo com a Cedae, cerca de 200 profissionais estarão envolvidos na operação, que inclui limpeza e revisão de reservatórios, filtros e canais, além de reparos em tubulações e atualização de equipamentos. Também serão realizadas inspeções de segurança e melhorias nos sistemas automatizados da estação.
A companhia explica que a manutenção é preventiva e busca reduzir o risco de falhas no sistema, garantindo o abastecimento regular especialmente durante o verão, quando o consumo aumenta. Após a conclusão dos serviços, a produção de água será retomada de forma gradativa.
Durante esse período, os moradores de Maricá devem economizar água e adiar tarefas que exijam alto consumo. A distribuição na cidade é feita pela concessionária Águas do Rio, responsável pelos bairros de Inoã e Itaipuaçu.
A Cedae recomenda que a população reserve água para o dia da manutenção e acompanhe os comunicados oficiais sobre a normalização do serviço.