Defesa Civil de Maricá conquista 55 medalhas no Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático

A equipe da Defesa Civil de Maricá fez história na 24ª edição do Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático, realizado em Fortaleza (CE). Os agentes conquistaram 55 medalhas — sendo 22 de ouro, 18 de prata e 15 de bronze — e garantiram o melhor desempenho da cidade desde que começaram a participar do torneio.
Ao todo, 12 agentes representaram Maricá na competição, e 11 deles subiram ao pódio pelo menos uma vez. A equipe integrou o time que representou o estado do Rio de Janeiro, junto com bombeiros, policiais civis e guarda-vidas de Arraial do Cabo, alcançando a quarta colocação geral.
Destaque individual
A treinadora e atleta Thaís Xavier foi o grande nome da equipe maricaense, conquistando 12 medalhas — 8 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze — além do troféu Iron GV e da medalha do Mérito em Prevenção e Salvamento Aquático concedida pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa).
Resultados dos agentes de Maricá
-
Thaís Xavier – 8 ouros, 2 pratas, 2 bronzes (12 no total)
-
Hygor Barreto – 2 ouros, 3 pratas, 3 bronzes (8)
-
Rafael Petrini – 2 ouros, 3 pratas, 1 bronze (6)
-
Patrick Gonçalves – 1 ouro, 3 pratas, 2 bronzes (6)
-
Carlos Alberto Rocha – 1 ouro, 2 pratas, 3 bronzes (6)
-
Luana Marinho – 2 ouros, 2 pratas, 2 bronzes (6)
-
André Costa – 3 ouros, 1 prata (4)
-
Vitor Duarte – 2 pratas, 1 bronze (3)
-
Raphael Barbosa da Costa – 1 ouro
-
Agilson Miller – 2 ouros
-
Alex Sodré – 1 bronze
Sobre a competição
Organizado pela Sobrasa em parceria com o Corpo de Bombeiros, o evento reuniu mais de 500 guarda-vidas e atletas do lifesaving brasileiro e internacional. As provas aconteceram em piscinas e na praia, com modalidades como resgate de manequim, corrida na areia, natação em arrebentação, resgate com pranchão e com rescue.
Além das disputas, o campeonato teve um simpósio técnico com palestras e apresentações sobre prevenção e técnicas de salvamento. Segundo a Sobrasa, uma pessoa morre vítima de afogamento a cada 90 minutos no Brasil.
Somente entre janeiro e setembro deste ano, a Defesa Civil de Maricá realizou 257 resgates, enquanto os serviços de Urgência e Emergência do município atenderam 17 ocorrências de afogamento, uma delas com óbito.