Baleia jubarte é encontrada morta em praia de Maricá
Uma baleia jubarte foi encontrada morta na manhã deste sábado (5), na Praia da Restinga, em Maricá. O animal que aparentava ser filhote, estava em avançado estado de decomposição.
A baleia media cerca de 8,5 metros. Biólogos do Projeto Maqua foram acionados e atenderam a ocorrência. Assim que chegou ao local, a equipe realizou a necropsia e coletou amostras.
De acordo com o Projeto Baleia Jubarte, as baleias jubarte (Megaptera novaeanglie) vêm ao Brasil todos os anos, entre os meses de julho e novembro, para se reproduzirem. Neste período, elas costumam frequentar águas mais rasas, preferencialmente com menos de 500 metros de profundidade.
Existem registros de ocorrência de baleias jubarte do litoral do Rio Grande do Sul ao Pará, mas a maior concentração ocorre no Banco dos Abrolhos, situado entre o sul da Bahia e o norte do Espírito Santo.
Nesta região é possível encontrar mais de 80% das jubartes que visitam nossa costa. É também nesta área que a plataforma continental sofre um alargamento, mantendo as águas rasas até cerca de 200 quilômetros mar adentro.