Maricá: Universitários à espera do Bilhete Único Universitário
Sem previsão para abrir inscrições, universitários continuam aguardando cadastramento para o programa Bilhete Único Universitário.
Da redação | João Henrique – Criado pela Prefeitura de Maricá em 2012, o programa ‘beneficia’ cerca de 1500 estudantes de Maricá, entre alunos de universidades (públicas e privadas) e de escolas técnicas de cidades da Região Metropolitana do Rio. O critério para ser beneficiário do Projeto Universitário (Rio Card) é apenas ser morador de Maricá e estar regularmente matriculado em instituições de ensinos superior ou técnico.
A estudante Gabriela Leão, de 19 anos, entrou na Universidade no primeiro semestre de 2013 e continua até agora aguardando as inscrições para o Bilhete Único Universitário. “Gasto todo mês mais de R$200,00 só indo para a faculdade. Sempre ligo para lá (coordenação do programa) e nunca sabem me informar direito.” Disse.
Não é só a Gabriela que compromete a sua renda com o transporte para a faculdade não, centenas de outros estudantes estão sofrendo para pagar as passagens de ida e volta, todos os dias úteis da semana.
Segundo dados oficiais da Prefeitura de Maricá, o programa já beneficiou 1500 estudantes e está sem datas para reabertura há cerca de um ano. Quem entrou recentemente na faculdade ou em um curso técnico e necessita pagar passagem para outra cidade continuará sofrendo com as despesas do transporte. Não há previsão para a abertura das inscrições.
Problemas
Não são poucos os problemas do atual projeto. Estudantes relatam que a burocracia e a instabilidade das recargas atrapalham e impedem que o benefício seja amplo e alcance quem realmente precisa.
Documentos necessários:
- Identidade e CPF
- Comprovante de residência (em nome do próprio, dos pais ou declaração do PSF ou PS).
- Comprovação de renda ou autonomia
- 1 (uma) foto 3X4
- Comprovante de pagamento de mensalidade ou isenção (Universidade ou Curso Técnico em Instituição Particular)
- Declaração de frequência atualizada em papel timbrado da Instituição de ensino
- Número de matrícula
- Grade Curricular
- Declaração do PSF ou do CRAS
O atual programa Bilhete Único Universitário substituiu o Ônibus Universitário, que transportava os estudantes para cidades da região metropolitana do Rio de Janeiro. O recadastramento para quem já possui o RioCard segue. Ele deve ser feito por estudantes de faculdades privadas e cursos técnicos encerra no dia 28 de fevereiro. Já os alunos de universidades públicas têm que apresentar a documentação de 10 de março a 04 de abril.
Endereço: Rua Domício da Gama, 386, Centro.
Mais Informações pelo telefone 2637-2617 ou pelo e-mail da coordenação do programa (veronicaaf37@hotmail.com).