Maricá: Equipamentos instalados pela prefeitura chamam a atenção, saiba como funcionam
Totens com giroflex e câmeras passaram a fazer parte da paisagem de alguns pontos movimentados de Maricá. Quem passa pela Avenida Jardel Filho (Antiga Av. 2) no Jardim Atlântico, na praça do Barroco ou mesmo na RJ-106 na altura do km 15 em Inoã já pôde notar os equipamentos.
Sem alardear, a prefeitura instalou esses totens em pontos estratégicos para monitorar a movimentação. O projeto intitulado “Olhar Digital” tem por objetivo reforçar a segurança em 20 diferentes pontos.
Segundo a prefeitura, os equipamentos, ainda em fase de implantação, contam com dispositivos para acionamento das forças de segurança e alertas à população. Em cada totem há cinco câmeras (quatro fixas e uma de 360 graus), um alto-falante para comunicados e avisos, luzes de posição (giroflex) e um botão de emergência para informar sobre ocorrências à Guarda Municipal e à Polícia Militar.
A tecnologia por trás desses totens é da Helper Tecnologia, empresa paranaense que já instalou os equipamentos em diversas cidades por cinco estados brasileiros.
A tecnologia tem seu maior êxito em resultado no município de Cotia, na Região Metropolitana de São Paulo, que passou da 134ª posição no ranking das cidades mais seguras do Estado, desenvolvido pelo Instituto Sou da Paz, para a 22ª posição em menos de dois anos.