Equipes dos estados da Paraíba e do Rio vencem 1ª etapa do Circuito Brasileiro de Handebol de Praia, em Maricá
A etapa de abertura do Circuito Brasileiro de Handebol de Praia chegou ao fim no domingo, 23 de abril, na arena montada na Avenida João Saldanha, na Barra de Maricá. Na categoria adulta, a equipe feminina da Apcef/CT Rossana Marques-PB e a equipe masculina do NR Beach, de Niterói, foram coroadas campeãs. Na preliminar, o Rio Handbeach venceu o Idec na disputa pelo terceiro lugar feminino.
Na final feminina, a Apcef dominou o Odete São Paio, de São Gonçalo, e venceu por 2 a 0, com parciais de 21/8 e 16/11. Os destaques da equipe campeã foram a veterana Cíntia e a goleira Ingrid Frazão, eleita a melhor do torneio em sua posição.
Na final masculina, o NR Beach-RJ, considerado o “time B” do Niterói Rugby-RJ, venceu a equipe principal e ficou com o título, vencendo por 2 sets a 0, com parciais de 25/24 e 19/18. O ILGC/CESP-RJ ficou com o bronze.
Entre quarta-feira, 26 de abril, e domingo, 30 de abril, a arena sediará a 1ª etapa do Global Tour Beach Handball, um torneio da Federação Internacional de Handebol (IHF), com entrada gratuita e a participação das seleções do Brasil, Estados Unidos, Portugal, Argentina, México, Uruguai e Chile. O evento tem o apoio da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).
O Handebol de Praia é muito semelhante ao Handebol tradicional, com o objetivo de marcar mais gols que o adversário. O esporte é disputado em dois tempos de 10 minutos, com intervalo de cinco entre os períodos. Em caso de empate em um dos períodos, é realizada uma jogada extra em que a equipe que marcar primeiro vence. O time vencedor é aquele que vencer os dois tempos. Caso haja empate, acontecem os chamados “shoot-outs”, que são tiros de seis metros para definir um vencedor. Cada equipe terá cinco oportunidades de arremesso.