Itaipuaçu: Moradores relatam acúmulo de lixo com atraso na coleta
Um dos pilares do saneamento básico é a coleta regular dos resíduos, sejam eles o lixo comum do dia-a-dia como de materiais inservíveis. Ambos os serviços, em Maricá, deveriam ser prestados pela Somar, a autarquia de serviços de obras, mas segundo moradores, há semanas que o atraso na coleta do lixo – que é cobrada no IPTU – tem causado um acumulo nas ruas.
Desde o final de maio que as ruas da cidade foram tomadas pelo lixo, com atrasos frequentes na coleta. Observou-se também que poucos caminhões compactadores estão em circulação, com boa parte das equipes trabalhando em caminhões caçamba, normalmente utilizado para a retirada dos resíduos inservíveis, com móveis velhos e vegetação.
De Itaipuaçu à Ponta Negra o lixo se acumulou e tem sido recolhido de maneira precária, podendo levar à proliferação de animais que se alimentam dos restos de alimentos presentes nos lixos.
Questionamos a prefeitura de Maricá, no final de maio, sobre o atraso na coleta de lixo, que se limitou a responder que para ‘solicitar serviços de coletas de lixo o contribuinte deve enviar mensagem para a central de atendimento via Whatsapp, pelo número 3731-9633, para registro de ocorrências.’