Maricá tem 400 câmeras de monitoramento 24h nos quatro distritos
A Prefeitura de Maricá implementou um aumento significativo de 194% no número de câmeras de segurança para o monitoramento da cidade, realizado de forma contínua pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), vinculado à Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional. Agora, o município conta com um total de 400 equipamentos, sendo 264 deles recém-instalados em 300 pontos estratégicos nos quatro distritos.
Dentre esse total, 94 câmeras possuem tecnologia de reconhecimento ótico de caracteres, o que auxilia na identificação de placas, contribuindo para a detecção de veículos clonados, roubados e outras atividades ilícitas. Além disso, há também 306 câmeras de Circuito Fechado de Televisão (CFTV). O Ciosp opera com a colaboração integrada de todas as agências de segurança que atuam no município, incluindo a Guarda Municipal, a Secretaria de Ordem Pública e a Polícia Militar.
Esses equipamentos tecnológicos instalados em locais estratégicos da cidade já tiveram impacto no registro de 28 ocorrências entre janeiro e maio deste ano, resultando em 16 prisões em flagrante. Essas ações incluíram nove casos de veículos clonados, cinco de recuperação de veículos, dois de furto ou roubo, dois de roubo de carga, dois relacionados ao uso de entorpecentes, dois homicídios, duas apropriações indébitas, um caso de moeda falsa, um de estelionato, um mandado de prisão e um roubo a residência. As autoridades policiais foram acionadas com base nas imagens capturadas pelas câmeras.
Além da segurança, as câmeras também permitem o acompanhamento do fluxo do trânsito, a identificação de locais que necessitam de desvios durante chuvas fortes ou alagamentos, a identificação de acidentes e a localização de crianças perdidas, entre outras funcionalidades. As duas tecnologias instaladas na cidade são o CFTV, que reforça a segurança por meio do monitoramento e controle de acesso à cidade, com as imagens sendo transmitidas para os monitores do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), e o OCR (Reconhecimento de Caracteres Óticos), uma tecnologia que permite a leitura de placas de veículos em imagens e identificação de padrões e/ou transcrição de textos.
“O Ciosp é uma ferramenta de extrema importância. O local conta com servidores especializados e a tecnologia utilizada nos dá a certeza de que investir e ampliar os números de equipamentos se faz necessário. A partir do trabalho realizado no Ciosp, conseguimos identificar e evitar crimes de maior gravidade, além de verificar o fluxo de veículos diariamente no nosso município, alimentando e assessorando outras secretarias. O cerco digital utilizado na cidade tem sido copiado em outros municípios. Os equipamentos auxiliam na segurança pública e na mobilidade urbana”, explicou o secretário de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Julio Veras.