Médicos cubanos chegam a Maricá
Três médicos cubanos se apresentaram na tarde da última quinta-feira (17/04), na sede da Secretaria de Saúde de Maricá. Os profissionais fazem parte do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, que visa a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Liudmila Bárbara Bebert Péres, Luis Manuel Reys Castellanos e Madeleinys Monterrey Cuni foram recepcionados pela secretária de Saúde, Fernanda Sptiz, e pela subsecretária de Atenção Básica do município, Claudia Souza.
Os três médicos, que nasceram e estudaram medicina em Cuba, têm experiências em missão na Venezuela. Luis Manuel tem 25 anos de graduado e pretende oferecer atenção ao povo brasileiro, especialmente à Maricá. “Vocês podem contar comigo. Estou contente!”. Madeleinys, que deixou mãe e um irmão em Cuba, escolheu a profissão para tentar levar cura a todos e ajudar pacientes e familiares por onde passar. “Gosto muito do Brasil. Maricá é uma cidade muito bela e espero oferecer apoio para vocês”, disse ela, que trabalhou como médica de família, prestando atendimento em clínica geral, na Venezuela. Já Liudmila deixou mãe e uma filha de 17 anos em seu país de origem. Trabalhou em duas missões na Venezuela (na primeira vez, ficou cinco anos no país e, na segunda, um ano e meio). “Espero poder melhorar o estado e o índice de saúde da população da cidade”, disse a médica.
De acordo com subsecretária de Atenção Básica de Maricá, Claudia Souza, os médicos atenderão em lugares diferentes. Luis Manuel ficará na Unidade de Saúde da Família do Bairro da Amizade; Liudmila irá para a unidade da Barra; e Madeleinys reforçará a equipe da unidade de Bambuí. “Com esse novo grupo, vamos dar continuidade ao trabalho que começamos em 2013, que é receber os médicos de fora, para proporcionar aos moradores um atendimento de qualidade, mais humanizado e compor as nossas equipes”, explicou.
Treinamento
Ao chegarem no Brasil, os profissionais foram encaminhados para o Espírito Santo, onde estudaram língua portuguesa, farmacologia, doenças infecto parasitárias, perfil do município, atenção pré-natal e à criança, além de adquirirem conhecimentos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). Após o treinamento, eles foram para o Rio de Janeiro, onde receberam as boas vindas e acolhimento da secretária de Saúde de Maricá, Fernanda Spitz, na última segunda-feira (14/04). “O que a gente espera é que vocês disseminem esse saber e olhar humano de cuidado com a população. A gente quer profissionais de todas as áreas que entendam as necessidades de saúde do ser humano”, completou.
Lindas palavras de acolhimento aos médicos cubanos, proferidas pela secretaria de saúde de Maricá,” O que a gente espera é que vcs , disseminem esse saber e olhar humano de cuidado com a população”, lindas palavras, lindas mesmo, só que médicos não descobre o que o paciente tem só com o olhar, até porque, médicos não são videntes, não trabalhão com bolas de cristais, é preciso os hospitais estarem equipados com aparelhagem para exames clínicos e laboratoriais, coisa que o governo não da a mínima, o hospital Conde Modesto Leal é uma piada, as eleições estão chegando, se liga povo de marica, o prefeito vai querer fazer uma pessoa muito ligada intimamente a ele, se eleger a deputada federal, tá na hora do povo virar o jogo, se liga ai!!!!
Lindas palavras de acolhimento aos médicos cubanos, proferidas pela secretaria de saúde de Maricá,” O que a gente espera é que vcs , disseminem esse saber e olhar humano de cuidado com a população”, lindas palavras, lindas mesmo, só que médicos não descobre o que o paciente tem só com o olhar, até porque, médicos não são videntes, não trabalhão com bolas de cristais, é preciso os hospitais estarem equipados com aparelhagem para exames clínicos e laboratoriais, coisa que o governo não da a mínima, o hospital Conde Modesto Leal é uma piada, as eleições estão chegando, se liga povo de marica.